Blog

Confira nossas novidades e assine nossa newsletter!

Assine nossa Newsletter

Veja outros Posts

MBA em gestão de projetos ou certificação PMP?

MBA em gestão de projetos ou certificação PMP?

MBA em gestão de projetos ou certificação PMP?

  • 14/12/2018
  • Robson Camargo

 

Muitos profissionais da área de gerenciamento têm dúvida entre optar por um curso de especialização – MBA Gestão de Projetos – ou obter a certificação PMP ®.

É importante lembrar que ambos os títulos requerem certa dose de planejamento, investimento de tempo, financeiro e um considerável esforço pessoal. Mas, vamos explicar um pouco sobre cada um deles para te ajudar a escolher.

Mas, o que significa MBA em gestão de projetos?

Não é novidade para ninguém que as empresas andam cada dia mais à procura de profissionais com qualificação, criatividade e atitudes alinhadas ao que há de mais eficiente e atual quando se trata de gestão.

Além da experiência profissional, que é muitíssimo importante, o gestor de projetos também precisa ter um currículo robusto e uma formação adequada na área, além de fazer treinamentos contínuos para se manter atualizado.

 É justamente nesse ponto que a pós-graduação em Gestão de Projetos entra. Portanto, essa é uma formação importante para quem deseja construir uma carreira como gestor em sua área de atuação.

Durante a pós em Gestão de Projetos, o profissional passa a ter contato com os conceitos e teorias mais atuais da área, além de aprender como aplicar esses conceitos no dia a dia da empresa.

Dentro desse contexto, quem busca qualificação profissional tem que investir em formação e atualização profissionais. Portanto, é necessário ir além da graduação. O curso de pós-graduação em gestão de projetos tem se mostrado uma excelente alternativa para gestores que trabalham nas mais diversas áreas de atuação.

O MBA em  Gerenciamento de Projetos visa desenvolver nos participantes o conhecimento, a capacidade e a habilidade para atuarem como gerentes de projetos de qualquer natureza, porte ou complexidade, liderando equipes multidisciplinares, gerenciando recursos, tempo, orçamentos e riscos e implementando-os com sucesso.

O curso de Gestão de Projetos destina-se a:

- Profissionais, líderes, gerentes e executivos que lidem com projetos de qualquer segmento de negócio ou área de atuação ou que tenham responsabilidade por implementação de mudanças nas organizações.

- Profissionais, líderes, gerentes e executivos cujo ponto atingido em suas carreiras os obriga a atingir novos níveis de formação acadêmica.

- Profissionais que sintam necessidade de reciclagem.

- Profissionais, líderes e gerentes que aspirem a cargos executivos em suas empresas e que demandem além de experiência profissional, sólidos conhecimentos de projetos.

Muitos cursos e instituições de ensino que oferecem MBA em Gestão de Projetos baseiam suas grades curriculares nas metodologias propostas pelo Project Management Institute (PMI®), maior associação de profissionais de gerenciamento de projetos do mundo.

O PMI ® reúne pessoas internacionalmente conhecidas por sua capacidade de gerir projetos para que montem e atualizem frequentemente sua publicação mais conhecida: o guia de gestão de projetos Project Management Body of Knowledge (PMBOK®).

Atualmente considerado como a bíblia da gestão de projetos, o PMBOK® descreve e sistematiza as melhores práticas e estratégias de gestão, aquelas consagradas no mundo inteiro e usadas pelos mais diversos tipos e tamanhos de empresas.

A publicação abrange desde conceitos de gestão de escopo, prazos e custos até recursos humanos, materiais e gerenciamento de riscos — basicamente, todas as competências gerenciais citadas no tópico anterior.

Ao dominar todo esse conhecimento, o profissional automaticamente desenvolve um significativo diferencial competitivo para acrescentar ao currículo. Independentemente da área a qual se dedica, saber gerenciar projetos com excelência é uma carta na manga que simplesmente não pode ser ignorada.

Por que é importante obter a Certificação PMP?

Quanto à Certificação PMP, nos dias de hoje, ainda é a principal certificação profissional no campo de gerenciamento de projetos no mundo. E, principalmente, um diferencial competitivo entre os profissionais da área, pois comprova que o profissional domina as boas práticas de gerenciamento de projetos e que tem experiência prática na área.

Portanto, ter a certificação é um ponto importante, principalmente para os profissionais com mais experiência e que pretendem se consolidar na carreira de gerente de projetos.

A certificação internacional PMI atesta que o profissional fez um curso de reconhecimento internacional e está habilitado a trabalhar com a gestão de projetos. Para isso, é necessário preencher os requisitos estabelecidos pelo Instituto e ser aprovado no teste.

Os requisitos para se candidatar à certificação são:

- formação de, pelo menos, quatro anos como bacharel ou equivalente;

- mínimo de três anos de experiência na gestão de projetos;

- mínimo de 4.500 horas em funções de liderança e direção de projetos;

- 35 horas de formação na área.

Concluindo:

Como você já deve ter percebido, ter os dois títulos, tanto um MBA quanto o certificado PMP é um grande diferencial, pois, o profissional que conseguir agregar em seu curriculum a experiência, conhecimentos técnicos, fortes habilidades gerenciais e ser detentor de ambos (especialização e certificação) terá grandes possibilidades de destaque no mercado.

No entanto, para quem está começando a trabalhar com gerenciamento de projetos, o MBA vale mais a pena. E, para o profissional mais experiente, a certificação PMP torna-se imprescindível no mercado.

É bom lembrar também que o curso MBA em Gestão de Projetos capacita o profissional para o teste da certificação do PMI, fornecendo todo o conhecimento e as habilidades que serão cobradas — tanto no exame como no dia a dia de trabalho.

Agora que você já tem informações sobre os dois certificados é importante que avalie sua situação atual e pense como pretende estar no futuro. Afinal, tanto o MBA em Gestão de Projetos quanto a certificação PMP exigem esforço pessoal, planejamento, tempo e dinheiro. Qual deles você vai se organizar para obter? Conte pra gente!

Mas antes, veja um vídeo sobre o assunto:

 

Sobre o autor

Robson Camargo, PMP, MBA, GWCPM, ASF é professor nos cursos de MBA das Principais Escolas de Negócio do País: FGV, Fundação Dom Cabral e FIA/USP com Certificação PMP – Project Management Professional emitida pelo PMI, MBA em Administração de Projetos pela FEA/USP e Master Certificate pela George Washington. Robson Camargo é autor do livro PM VISUAL e criador do Método PM VISUAL. Sua equipe realiza treinamentos e consultorias em empresas do Brasil e exterior. Robson Camargo está à frente da RC Robson Camargo – Projetos e Negócios, há mais de 11 anos.

 As marcas PMP, PMI, PMBOK e a logomarca “REP” RegisteredEducationProvaidersão marcas registradas do Project Management Institute, Inc. 

Deixe seu Comentário

Agenda

Confira nossa programação!

Sobre

É uma empresa de Educação Corporativa oficialmente homologada pelo PMI com o selo de R.E.P. (Registered Education Provider), alinhada com o Triângulo de Talentos do Gerente de Projetos

Você também pode se interessar

Newsletter

Fale com a gente!