Blog

Confira nossas novidades e assine nossa newsletter!

Veja outros Posts

O que é Canvas? E como pode auxiliar em seus projetos?

O que é Canvas? E como pode auxiliar em seus projetos?

O que é Canvas? E como pode auxiliar em seus projetos?

  • 25/7/2019
  • Robson Camargo

 

O que é Canvas? O Business Model Canvas, mais conhecido como Canvas, é uma ferramenta bastante útil para quem já tem ou está planejando o seu negócio.

O método Canvas é uma ferramenta para inovação de modelos de negócios, que pode ser utilizada na criação de uma nova empresa ou em uma organização centenária, basta que seus gestores estejam dispostos a pensar colaborativamente em busca de novas soluções para os seus problemas. Portanto, hoje vamos falar sobre o que é business model Canvas.

O que é o Canvas?

O Canvas é uma solução bastante eficiente — e incrivelmente simples — que ajuda o empreendedor a visualizar melhor as questões estratégicas do seu negócio.

O Canvas tem como principal objetivo estruturar um modelo inovador de plano de negócios, trazendo praticidade e principalmente dinamicidade na análise das organizações.

Mas Canvas o que é? Proposto por Alexander Osterwalder, pode ser definido como uma folha com 9 quadrantes a serem preenchidos:

  • Proposta de valor;
  • Segmento de clientes;
  • Os canais;
  • Relacionamento com Clientes;
  • Atividade-chave;
  • Recursos principais;
  • Parcerias principais;
  • Fontes de receita;
  • Estrutura de custos.

Enfim, trata-se, de um mapa visual elaborado para perceber se cada um dos pilares do negócio está obtendo a devida atenção, já que o método é um padrão capaz de oferecer uma visão prática da formatação do modelo.

Mas, a metodologia Canvas, o que é? Em tese, é uma ferramenta estratégica de gestão de negócios e de implantação de novas frentes, desde que conte com um planejamento para evitar desvios no meio do caminho.

Esses elementos, juntos, são capazes de identificar e de aprimorar o relacionamento nas 4 principais áreas de um negócio:

  • Clientes
  • Oferta
  • Infraestrutura
  • Viabilidade financeira

O principal objetivo do Canvas é fazer com que você planeje um negócio de sucesso de forma pouco burocrática, tendo diversos insights e ideias durante o processo.

Olhando o que é o Canvas, muita gente pode ver alguma semelhança com o Design Thinking. Pois bem, as duas concepções, relativamente novas, apresentam soluções cujo principal objetivo é otimizar o trabalho de estruturação e desenvolvimento de um produto ou negócio. O Design Thinking, como o próprio nome já sugere, propõe uma aproximação entre o mundo dos negócios e o dos designers de ideias com o objetivo de buscar na criatividade métodos para melhores soluções de problemas. Já o Canvas aborda de maneira visual as atividades a serem realizadas. São métodos complementares.

Quem pode usar o Canvas?

Apesar de ser muito comum em startups e outras empresas que estão começando, o Business Model Canvas também é muito bem-vindo em empreendimentos que já estão em pleno funcionamento.

No caso de um e-commerce, por exemplo, o Canvas pode ser utilizado para modificar o modelo de negócios, lançar novos produtos, explorar novos mercados ou simplesmente para ter uma melhor visualização do negócio como um todo.

O Canvas também pode ser utilizado como uma das ferramentas de gestão de projetos, mas para isto há um Canvas de Projetos, que é um modelo de Canvas dentre tantos que existem. Para entender o que é curso de Canvas, podemos dizer que é a melhor solução para dar rumo aos seus negócios.

Na empresa Robson Camargo – Projetos e Negócios, há opção de cursos em Canvas de Projetos e o PM Visual, que tem o objetivo de ensinar como planejar um projeto em apenas 8 horas de trabalho e obter 68% de confiabilidade das suas estimativas, através do CANVAS de Projetos e de todas as lâminas do PM VISUAL.

Curso Canvas de Projetos e PM Visual

 

Por que é importante implementar o método Canvas?

Na prática, um modelo de negócio descreve a lógica de funcionamento do negócio: qual a oferta de valor, como entregar e como gerar receita a partir dessa oferta. Em resumo, entende o funcionamento da empresa e a necessidade dessa mesma empresa no mercado em que se propõe atuar.

Com o Canvas, é possível inovar naquilo que já se faz e buscar novas frentes, caso entenda necessário. Esse modelo possibilita que o empreendedor seja o melhor, entregue mais valor e, consequentemente, se destaque da concorrência.

Se tiver clareza do que está fazendo — e essa é a proposta do modelo Canvas —, o empreendedor poderá lançar novos produtos e atuar em outros mercados, sem medo de se perder no caminho, pois ainda terá uma gestão bem elaborada.

Como o método Canvas funciona?

Em outras ferramentas de negócios é preciso uma descrição longa e detalhada de cada elemento, o que dificulta a leitura com praticidade e agilidade. Isso sem falar nas mudanças frequentes que atrapalham a atualização de modelos mais complexos.

E, o que é o modelo Canvas? O Canvas funciona como resposta para as mais diversas perguntas sobre os elementos citados acima:

- Como vou trabalhar no meu negócio?

- Qual é a atividade-chave do meu empreendimento?

- Quais são os recursos-chave da minha empresa?

- Onde está a minha rede de parceiros?

Assim, é possível ter respostas sobre as atividades mais importantes a serem trabalhadas, os recursos necessários para a criação de valor ao cliente e a aliança de negócios que aprimora as relações e alavanca o crescimento da empresa.

Outras perguntas que o Canvas responde é sobre o que você vende, ou seja, quais os produtos e serviços oferecidos e qual é a proposição de valor de cada um. Essa última questão nos leva à descrição do diferencial da empresa perante a concorrência e a razão pela qual um cliente compra da empresa A, e não da empresa B.

Ainda dentro dos segmentos, o método Canvas responde a pergunta sobre demanda e necessidade, ou seja:

  • Para quem?
  • Existe demanda?
  • Existe um público-alvo bem definido?
  • O marketing está compreendido no meio em que a empresa entrega valor?
  • Quais são os canais de publicidade que a empresa utiliza?
  • Como está o relacionamento entre a empresa e o cliente?

Por fim, existe a busca pela resposta do retorno:

- Quanto?

- Será que o negócio está compensando o trabalho e a energia dispensada?

Basicamente, esse momento se refere à estrutura de custos e ao fluxo de receitas. Na prática, é uma balança que pende para a diminuição dos custos e ao aumento da receita.

Por isso, é fundamental entender quais são as consequências do custo na gestão total e na forma como a empresa retém e consegue mais recursos financeiros. Quais são os rendimentos e de onde eles vêm? A mesma pergunta deve ser feita com relação aos gastos.

 

 

Como aplicar o método Canvas na sua empresa?

Agora que você já sabe o que é um Canvas, vamosver comoaplicar o método. O quadro deve ter 9 campos, um para cada elemento que faz parte do modelo. O ideal é fazer em uma folha A3, mas você pode desenhar ou imprimir o esquema em um espaço maior, como uma cartolina.

Escreva cada pilar do modelo de negócios em um quadrado e utilize a diferenciação de cores para aprimorar a experiência visual.

Todos os colaboradores devem ter contato com o modelo, pois uma empresa deve estar alinhada no mesmo objetivo.

Explique para os interessados cada detalhe para facilitar a compreensão e melhorar o relacionamento entre os fatores que permitem o funcionamento de um negócio.

Antes de qualquer decisão, é preciso preparar a sua empresa para o sucesso, e esse é o papel do método Canvas. Como você pode perceber, não é uma varinha mágica que vai realizar todos os seus planos, mas será uma espécie de bússola que vai te ajudar a notar o que está funcionando bem e o que não está trabalhando a favor do seu empreendimento.

Enfim, o que é a ferramenta Canvas? É uma forma de ter o controle total da sua empresa e de tomar decisões coerentes com as suas necessidades e com os seus objetivos. Comece bem e, se precisar, ajeite-se no caminho — mas nunca desista de chegar lá simplesmente por desconhecer a rota.

E agora veja esse vídeo para entender melhor o Design Thinking:

 

Sobre o autor

Robson Camargo, PMP, MBA, GWCPM, ASF é professor nos cursos de MBA das Principais Escolas de Negócio do País: FGV, Fundação Dom Cabral e FIA/USP com Certificação PMP – Project Management Professional emitida pelo PMI, MBA em Administração de Projetos pela FEA/USP e Master Certificate pela George Washington. Robson Camargo é autor do livro PM VISUAL e criador do Método PM VISUAL. Sua equipe realiza treinamentos e consultorias em empresas do Brasil e exterior. Robson Camargo está à frente da RC Robson Camargo – Projetos e Negócios, há mais de 11 anos.

As marcas PMP, PMI, PMBOK e a logomarca “REP” RegisteredEducationProvaider são marcas registradas do Project Management Institute, Inc.

 

Deixe seu Comentário

Agenda

Confira nossa programação!

Sobre

É uma empresa de Educação Corporativa oficialmente homologada pelo PMI com o selo de R.E.P. (Registered Education Provider), alinhada com o Triângulo de Talentos do Gerente de Projetos

Você também pode se interessar

Newsletter

Fale com a gente!