Blog

Confira nossas novidades e assine nossa newsletter!

Veja outros Posts

Scrum: conheça regras e artefatos

Scrum: conheça regras e artefatos

Scrum: conheça regras e artefatos

  • 19/9/2019
  • Robson Camargo

 

No framework de desenvolvimento ágil Scrum, regras e artefatos são imprescindíveis para entregas com menor tempo e mais valor agregado.

O Scrum tem sido uma das abordagens ágeis mais utilizadas no gerenciamento de projetos no mundo inteiro porque têm funcionalidades muito bem definidas que garante  equipes mais engajadas e resultados muito satisfatórios.

O que é Scrum?

Segundo o Scrum Guide (Guia do Scrum), a metodologia Scrum é uma estrutura para desenvolvimento, fornecimento e manutenção de produtos complexos. Inicialmente, foi criada para desenvolvimento de software, mas devido ao seu sucesso foi ampliada também para outros setores porque é facilmente adaptável.

Mas muita gente já ouviu esse termo em um esporte e deve ser perguntar qual a ligação entre “Scrum e Rugby”. Na verdade, o nome Scrum tem mesmo a ver com uma jogada das jogadas mais conhecidas. Nessa prática esportiva, scrum é quando os atletas unem-se em uma muralha para tentar a reposição da bola após uma penalização ou falha.

Esse também é objetivo do método Scrum no gerenciamento de projetos: unir uma equipe em torno do mesmo objetivo, ou seja, a entrega de um produto ou sistema com valor a seus clientes.

Então, o que o framework do Scrum define como valores? Certamente podemos citar comprometimento com o time, entregas e qualidade; respeito às pessoas e a organização; coragem para ser feito o necessário; foco nos objetivos, resultados e no cliente; e muita abertura para garantir transparência.

Para tanto, o Scrum vai ter papéis bem definidos (Scrum Master, Product Owner e Equipe), cerimônias (reuniões), regras e artefatos. Hoje vamos falar mais sobre as regras e artefatos do Scrum.

O que são os artefatos do Scrum?

Os artefatos da metodologia Agile Scrum têm a função de fornecer transparência ao processo, assegurando que todas as informações estão sendo transmitidas às equipes de desenvolvimento para promover sucesso completo na entrega do produto.

Os principais artefatos são: Backlog do produto (lista de produtos pendentes) e Backlog da Sprint (conjunto de itens).

Backlog do produto

Na metodologia ágil Scrum, a backlog do produto é uma lista ordenada de tudo o que é necessário para o produto. Deve ser a única origem para qualquer solicitação de mudança no produto ou sistema.

Pode-se dizer que uma backlog do produto nunca está pronta, porque à medida que é estabelecido um desenvolvimento inicial a partir das informações primordiais, essa lista de produtos pendentes vai evoluindo para que o produto seja mais competitivo, útil e apropriado.

A lista de produtos pendentes vai ter todos os recursos, requisitos, funções, correções e aprimoramentos para as versões futuras. É possível dizer que à medida que um produto ou serviço é usado vai ganhar valor com o feedback do mercado, ou seja, a backlog do produto é dinâmica, está sempre em construção.

Por isso, é realizado o refinamento do backlog do produto, que vai agregar mais detalhes e estimativas ao produto. Esse trabalho é monitorado a cada revisão da Sprint, junto com o Product Owner e as partes interessadas. 

Backlog da Sprint

No Scrum, metodologia também implica criar um plano para garantir mais incremento ao produto e atingir a meta da Sprint.

A Sprint, que são intervalos de tempos definidos, é o evento principal do Scrum, todas as atividades ocorrem durante esse período. No Scrum, cada Sprint vai definir uma entrega e o processo da próxima será sempre melhorado.

O início de cada Sprint acontece quando é realizada o Planejamento da Sprint, e o fim será quando realizar a Retrospectiva da Sprint.

Portanto, a backlog da Sprint, que é o conjunto de itens da backlog do produto selecionados para o Sprint, será a previsão do time de desenvolvimento a respeito de qual funcionalidade estará neste próximo incremento.

Na Backlog da Sprint é preciso reunir detalhes suficientes para que as mudanças possam ser entendidas nas reuniões diárias. As tarefas também são de no máximo um dia.

Neste artefato, pelo menos uma melhoria de processo de alta prioridade é incluída na Sprint atual a partir do que foi identificado na Retrospectiva anterior.

À medida que a tarefa é executada e concluída, o trabalho restante é atualizado e melhorado. Caso alguns elementos trabalhos na Sprint anterior sejam considerados irrelevantes para o próximo processo, eles são removidos.

Transparência do Artefato

Para que os artefatos do Scrum funcionem, a transparência é fundamental tanto nos procedimentos como na comunicação. Por isso, PO, Scrum Master  e equipe devem estar sempre alinhados.

Para que isso ocorra, o Scrum Master, que é o líder servidor,  precisa melhorar a organização para detectar padrões, inspecionar artefatos com frequência e ouvir com muito cuidado o que o time está falando, para avaliar se as palavras estão condizentes com os resultados.

Outro ponto importante dessa transparência é que todos saibam qual é o significado de “Concluído”. Essa definição é utilizada para avaliar quando o trabalho é concluído no incremento do produto.

Quais são as regras do Scrum?

As regras do agile Scrum são totalmente direcionadas às equipes para providenciar melhoria em seus processos.

Há eventos básicos listados que devem ser executados, inspecionados e adaptados para as necessidades da equipe e uma melhoria contínua dos resultados.

Conheça algumas regras do Scrum:

-       Cada Sprint Scrum terá o mesmo intervalo;

-       Não haverá quebra entre sprints;

-       Toda sprint prevê planejamento;

-       A reunião de planejamento tem intervalo definido de 2 horas para cada semana;

-       Cada Sprint prevê revisão para as partes interessadas;

-       Cada Sprint inclui Retrospectiva para inspeção e adaptação da Sprint;

-       As reuniões de revisão e retrospectiva deverão ter intervalos de 2 horas, sem interrupções;

-       As Daily Scrum devem ocorrer todos os dias, no mesmo horário, por 15 minutos, e os membros da equipe respondem apenas 3 perguntas;

-       O escopo do trabalho nunca é expandido no meio da Sprint;

-       A equipe do Scrum é composta por 5 a 11 pessoas, porque equipes muito pequenas podem encontrar restrições de habilidades e as muito maiores podem encontrar mais complexidades no processo empírico;

-       A equipe é composta por três papéis bem definidos: Product Owner (PO), Scrum Master e equipe;

-       O Scrum Master deve ser totalmente sincero com a equipe sobre as condições e o processo do Scrum;

-       Scrum tem autoridade para intervir sobre a maneira correta de trabalhar com o Scrum;

-       A tarefa do Scrum Master é proteger a equipe das interrupções;

-       O Product Owner deve ser sincero sobre a condição do produto ou sistema;

-       O dono do produto pode se comunicar com qualquer parte interessada;

-       O Product Owner tem a decisão final quanto o trabalho da equipe é liberado para produção, clientes ou usuários;   

-       Os Products Backlogs Items (PBIs) têm esforço estimado coletivamente;

-       Todos os PBIs referem-se a um único sistema ou produto;

-       Os PBIs são escritos como histórias de usuário;

-       O Product backlog é refinado (grooming scrum) para garantir que está pronto para todas as reuniões do Sprint Planning;

-       O Backlog do produto deve ser visível facilmente por todas as partes interessadas por meio do Scrum Board, que é um quadro que pode ter forma física ou virtual;

-       Todos os membros da equipe devem conhecer os valores e princípios do Manifesto Ágil;

-       Cada membro da equipe deve conhecer profundamente o produto ou sistema;

-       A cooperação é mútua na equipe Scrum;

-       A cada conclusão de tarefa, o membro da equipe se voluntaria a uma nova tarefa da Backlog da Sprint;

-       Membros da equipe devem compartilhar obstáculos nas reuniões Daily Scrum;

-       Membros deverão estar dispostos a aprender habilidades para ajudar o time;

-       Todos trabalham para expandir a definição de “Concluído”.

Existem outras regras mais detalhadas no Scrum metodologia, porém, essas são algumas das mais importantes para organização do trabalho.

 

Certificação Scrum

Essa certificação tem sido uma das mais solicitadas do mercado e pode dar um verdadeiro incremento ao currículo de um profissional.

Na Robson Camargo Projetos e Negócios, temos tanto curso preparatório para Certificação Scrum Master de forma presencial ou online.

No curso Scrum Master, os alunos vão entender os conceitos de Agile e Metodologia ágil Scrum, conhecer bem os papéis, características e responsabilidades; entender timebox, sprint e cerimônias e os artefatos e correlatos.

No curso Scrum, além de aprender como conduzir projetos com a abordagem dos métodos ágeis, os profissionais também estarão se preparando para a certificação da organização Scrum Alliance.

Além do curso de Scrum, também tenho um livro de minha autoria, denominado “Gestão Ágil de Projetos”, realizado em parceria com Thomas Ribas e André Cruz. No livro, Scrum é um dos temas.

Para quem quiser saber mais sobre Scrum, o livro também é uma ótima fonte de informações.

E então, entendeu o que é o Scrum? E o que são os artefatos dessa metodologia ágil? Aproveite então para ver esse vídeo que fala sobre quando realizar e o que fazer nas reuniões dos Métodos Ágeis:

  

 

Sobre o autor:

Robson Camargo, PMP, MBA, GWCPM, ASF é professor nos cursos de MBA das Principais Escolas de Negócio do País: FGV, Fundação Dom Cabral e FIA/USP com Certificação PMP – Project Management Professional emitida pelo PMI, MBA em Administração de Projetos pela FEA/USP e Master Certificate pela George Washington. Robson Camargo é autor do livro PM VISUAL e criador do Método PM VISUAL. Sua equipe realiza treinamentos e consultorias em empresas do Brasil e exterior. Robson Camargo está à frente da RC Robson Camargo – Projetos e Negócios, há mais de 12 anos.

 As marcas PMP, PMI, PMBOK e a logomarca “REP” RegisteredEducationProvaider são marcas registradas do Project Management Institute, Inc.

 

Deixe seu Comentário

Agenda

Confira nossa programação!

Sobre

É uma empresa de Educação Corporativa oficialmente homologada pelo PMI com o selo de R.E.P. (Registered Education Provider), alinhada com o Triângulo de Talentos do Gerente de Projetos

Você também pode se interessar

Newsletter

Fale com a gente!