Blog

Confira nossas novidades e assine nossa newsletter!

Assine nossa Newsletter

Veja outros Posts

Certificação PMI é um termo incorreto, você sabia?

Certificação PMI é um termo incorreto, você sabia?

Você sabia que falar Certificação PMI não é uma forma correta de se referir ao certificado que no momento atual é imprescindível para os profissionais de gerenciamento de projetos?

Neste artigo vamos explicar como usar esse termode forma correta para que o profissional não se veja em uma saia justa expô-lo de forma equivocada.

Continue lendo e veja como demonstrar que você está por dentro de tudo que se refere ao instituto de maior credibilidade no mundo na área de gerenciamento de projetos.

 

Certificação PMI: por que está incorreto falar assim?

 

Quer saber por que falar Certificado PMI ou Certificação PMI não é a forma certa?

É justamente porque o PMI não é um certificado, e sim, o instituto que confere certificados aos profissionais da área.

PMI é a sigla de Project Management Institute® e a pronúncia correta para quem está no mercado deve ser realmente de forma americanizada.

Isso porque quando o gerente de projetos pergunta se alguém conhece o Instituto PMI, inclusive pronunciando as consoantes da sigla em português, isso não gera tanta confiança, fica implícito ali que ele não conhece muito sobre as certificações importantes dentro da área de gerenciamento de projetos.

O PMI® é o instituto mais reconhecido em todo o planeta na área de práticas de gerenciamento de projetos.

Foi criado nos anos de 1969, nos Estados Unidos,  e está sediado na Pensilvânia.

No PMI®, os profissionais da área de gerenciamento de projetos buscam certificações que serão importantes dentro do seu currículo e que vão diferenciá-los no mercado.

Além das certificações que falaremos mais adiante, o PMI® também é o instituto responsável pelo guia de melhores práticas de gerenciamento de projetos, que se chama Guia PMBOK® (Project Management Body of Knowledge).

Ao mergulhar neste universo, também é muito comum o gerente de projetos encontrar outra sigla que é PMO, que significa Professional Management Office. É o escritório de projetos da empresa, o departamento que cria metodologia, que vai atuar como o guardião deste conhecimento naquela organização.

As provas de certificação do PMI podem ser feitas de forma virtual através do Centro Prometrics de provas. Não é necessário ir fisicamente ao PMI® para isso.

 

PMI: certificação para quem quer se diferenciar

 

Ao pesquisar sobre o instituto americano é muito comum encontrar termos de busca como Certificação PMI-SP, que também representa uma certificação complementar: Scheduling Professional.

Mas, cuidado, pois se o resultado da busca apresentar Certificação PMI-RJ, isso significa apenas o local onde buscar informações sobre o PMI no estado do Rio de Janeiro.

Na verdade, são oito certificações do PMI®, que vão atestar não só conhecimento dos gerentes de projetos, mas também competências que vão possibilitar a eles maiores oportunidades no mercado e salários.

A mais conhecida é a certificação PMP® (Project Management Professional). Quem quer adquiri-la vai estudar para realizar uma prova no PMI®, com bases conferidas justamente pelo Guia PMBOK®, sendo a partir de 26/03/2018 já na sexta edição.

PMP® significa justamente gerente de projetos em inglês, ou seja, é aquele profissional que planeja, executa e acompanha um projeto . Mas vamos dizer que, neste caso, um profissional certificado pelo PMI® tem um plus.

Ele vai aprender muito mais do que como elaborar um projeto. A partir da certificação, ele vai aprender a trabalhar dentro de uma cadeia de valor, com um processo de desenvolvimento totalmente diferenciado, a partir do conhecimento orientado pelo Guia PMBOK®.

Ele vai obter melhores condições de desenvolver e implementar metodologias, processos, padrões e critérios e ferramentas de gestão, além de exercer de forma mais plena sua liderança, articulando todo o trabalho de forma que as etapas e os prazos sejam cumpridos, e os resultados sejam bem-sucedidos.

Além disso, ele também vai seguir um Código de Ética ditado pelo PMI®, o que vai diferenciá-lo de muitíssimos profissionais do mercado.

As demais certificações do PMI® contemplam diversas escolaridades, especialidades e planos de carreira.

São elas: Certificação CAPM – Profissional Técnico Certificado em Gerenciamento de Projetos®, Certificação PfMP® - Profissional de Gerenciamento de Portfolio do PMI®, Certificação PMI-PBASM - Profissional em Análise de Negócios do PMI®, Certificação PgMP – Profissional de Gerenciamento de Programas®, Certificação PMI-SP – Profissional em Gerenciamento de Cronograma do PMI®,Certificação PMI-RMP – Profissional em Gerenciamento de Riscos do PMI® e Certificação PMI-ACP – Profissional Certificado em Métodos Ágeis do PMI®.

É importante definir bem e saber qual delas se ajusta ao seu plano futuro.

E posso garantir que fazer os cursos preparatórios para as certificações é muito útil, porque você não só se prepara para a prova e aprende os conteúdos que estão no Guia PMBOK®, como também aprende a aplicar o conteúdo que está no guia, aprendendo de fato a gerenciar projetos no seu dia a dia e ter um sucesso maior nos seus resultados.

Aqui na RC ROBSON CAMARGO – PROJETOS E NEGÓCIOS temos o curso preparatório para a certificação PMP®. Esse curso vai capacitá-lo, torná-lo apto a realizar a prova, passar no exame de certificação e também a obter todos os benefícios citados acima, com garantia.

Vale muito a pena, não tenha dúvidas!

 

Sobre o autor

 

Robson Camargo, PMP, MBA, GWCPM, ASF é professor nos cursos de MBA das Principais Escolas de Negócio do País: FGV, Fundação Dom Cabral e FIA/USP com Certificação PMP – Project Management Professional emitida pelo PMI, MBA em Administração de Projetos pela FEA/USP e Master Certificate pela George Washington. Robson Camargo é autor do livro PM VISUAL e criador do Método PM VISUAL. Sua equipe realiza treinamentos e consultorias em empresas do Brasil e exterior. Robson Camargo está à frente da RC Robson Camargo – Projetos e Negócios, há mais de 11 anos.

 

As marcas PMP, PMI, PMBOK e a logomarca “REP” RegisteredEducationProvaidersão marcas registradas do Project Management Institute, Inc.

 

Deixe seu Comentário

Agenda

Confira nossa programação!

Sobre

É uma empresa de Educação Corporativa oficialmente homologada pelo PMI com o selo de R.E.P. (Registered Education Provider), alinhada com o Triângulo de Talentos do Gerente de Projetos

Você também pode se interessar

Newsletter