Blog

Confira nossas novidades e assine nossa newsletter!

Veja outros Posts

Novo Exame PMP 2020: o que você deve saber

Novo Exame PMP 2020: o que você deve saber

Novo Exame PMP 2020: o que você deve saber

  • 03/03/2020
  • Robson Camargo

 

O novo exame PMP 2020 começa a valer em 1o. de julho, portanto, chegamos em um momento que é crucial para quem ainda quer fazer a prova em sua versão atual.

No ano passado, o PMI informou uma importante mudança no exame de Certificação PMP®, mas determinou que os candidatos poderão se inscrever para o exame com a versão atual até o dia 30 de junho.

Mas para isso é preciso ficar atento a alguns prazos: primeiro é preciso adquirir materiais de estudo, o Guia PMBOK® e livros até 30 de abril, quando o conteúdo dos cursos preparatórios ainda não vai refletir os novos tópicos. É preciso concluir a preparação até 30 de maio.

A Robson Camargo Projetos e Negócios abriu vagas agora em março para a última turma que irá se preparar com o conteúdo atual.

Depois disso, os candidatos deverão ficar atentos ao novo conteúdo, que terá mudanças grandiosas.

Como estudar para o exame PMP e passar?

Antes de mais nada é preciso entender que a mudança no exame tem a ver com o dinamismo da profissão, que evolui sempre e agrega novas formas de atingir melhores resultados.

Não à toa, o novo conteúdo do exame a partir de 1o. de julho reflete as maiores mudanças que já houve em provas de certificação do PMI, para apresentar as práticas mais atualizadas do setor.

Em 2018, o Guia PMBOK® também chegou à sua sexta versão, como fruto do trabalho de gerentes de projeto certificados em todo o mundo, que diagnosticaram e incluíram essas novas práticas na publicação que agregou práticas emergentes, como os Métodos Ágeis na última pesquisa de 2015.

Quem estiver em cursos preparatórios e for realizar o exame até 30 de junho vai utilizar os conteúdos atualizados até essa pesquisa, porém, com a prova atual.

Mas a elaboração do PMP® Exam Content Outline (ECO) ou Delineação do Conteúdo do Exame PMP vai ser radicalmente reformulado para os exames que serão aplicados a partir de 1o. de julho.

O guia de estudo para o exame PMP novo deverá ir muito além dos processos e áreas de conhecimento, vão entrar novos tópicos, como maior profundidade a metodologia ágil, no aspecto comportamental e de negócios e estratégias.

Como passar no exame PMP 2020?

Para ficar apto à aprovação do novo exame PMP 2020, o candidato deverá se preparar com os tópicos atualizados. Para tanto, o simulado do exame PMP deverá conter as abordagens mais recentes da prova.

Atualmente, o exame está baseado nos cinco grupos de processos: 

  • Iniciação: 13% (26 perguntas)

  • Planejamento: 24% (48 perguntas)

  • Execução: 31% (62 perguntas)

  • Monitoramento e Controle: 25% (50 perguntas)

  • Encerramento: 7% (14 perguntas)

Para a prova, o novo exame do PMP 2020, vigente a partir de 1o. de julho, continua sendo inspirado na sexta edição do Guia PMBOK®, mas as questões não serão mais totalmente alinhadas com o grupo de processos, mas sim nos domínios Pessoas, Processos e Ambientes de Negócios.

Pessoas

42% das questões serão destinadas à área de Pessoas, relacionadas às habilidades e atividades associadas à liderança.

As questões vão buscar esclarecer a capacidade do candidato à certificação de gerenciar, criar, capacitar e envolver o time que vai tocar o projeto.

Processo

50% das questões serão focadas no grupo de processos para reforçar os aspectos técnicos do gerente de projetos, que deverá conhecer como planejar, comunicar e gerenciar marcos.

Negócios

A estratégia organizacional estará presente em 8% das questões da nova prova. As perguntas vão testar a capacidade do candidato à certificação de avaliar benefícios,  valor de um projeto e ambiente de negócio externo, além de planejar a conformidade do projeto e dar suporte para as mudanças organizacionais.

Abordagens Preditiva, Ágeis e Híbridas

Para PMP, o exame novo continuará tendo questões para a abordagem preditiva, mas agora os Métodos Ágeis e Híbridos surgem com mais força para a certificação.

Em cada domínio (Pessoas, Processos e Negócios), o novo exame PMP 2020 apresentará questões relativas a estimativas de requisitos do projeto, avaliação das habilidades das partes interessadas e avaliação e atualização contínua das habilidades da equipe que desenvolve o projeto.

Dentro dos domínios haverá 50% de questões que vão avaliar o conhecimento do candidato na abordagem preditiva e 50% nas abordagens Ágeis e híbridas. 

Conclusão

Se você marcou seu exame até 30 de junho, lembre-se que é preciso cerca de 3 meses para se preparar bem, então não perca tempo para estudar o conteúdo atual da prova. Além disso, o tempo para a realização do Application vai levar pelo menos 4 semanas para estar pronto e aprovado pelo PMI®.

Se você marcou a prova a partir de 1o de julho, foque nessas novas questões, que vão garantir muito mais embasamento nessas áreas que refletem as novas práticas do gerenciamento. 

E por falar em Métodos Ágeis, entenda esses papéis no Scrum com esse vídeo:

 

 

Sobre o autor:

Robson Camargo, PMP, MBA, GWCPM, ASF é professor nos cursos de MBA das Principais Escolas de Negócio do País: FGV, Fundação Dom Cabral e FIA/USP com Certificação PMP – Project Management Professional emitida pelo PMI, MBA em Administração de Projetos pela FEA/USP e Master Certificate pela George Washington. Robson Camargo é autor do livro PM VISUAL e criador do Método PM VISUAL. Sua equipe realiza treinamentos e consultorias em empresas do Brasil e exterior. Robson Camargo está à frente da RC Robson Camargo – Projetos e Negócios, há mais de 11 anos.

As marcas PMP, PMI, PMBOK e a logomarca “REP” RegisteredEducationProvaider são marcas registradas do Project Management Institute, Inc.

Deixe seu Comentário

Agenda

Confira nossa programação!

Sobre

É uma empresa de Educação Corporativa oficialmente homologada pelo PMI com o selo de R.E.P. (Registered Education Provider), alinhada com o Triângulo de Talentos do Gerente de Projetos

Você também pode se interessar

Newsletter

Fale com a gente!