Blog

Confira nossas novidades e assine nossa newsletter!

Veja outros Posts

Como fazer gerenciamento da qualidade em projetos?

Como fazer gerenciamento da qualidade em projetos?

Como fazer gerenciamento da qualidade em projetos

  • 1/8/2019
  • Robson Camargo

 

De nada adianta um gerente de projeto ter total domínio do gerenciamento de escopo, orçamento e cronograma se não souber como fazer gerenciamento de qualidade.

É preciso mais que apenas ferramentas de gerenciamento da qualidade,  é necessário entender que um projeto de qualidade é aquele que não apresenta (ou tem muito poucos) defeitos diante do que foi exigido pelo cliente.      

Não importa se é um gerenciamento da qualidade de software ou um produto novo de uma empresa de outro setor,  para atingir bons resultados é importante seguir algumas etapas de gerenciamento e controle da qualidade.

O que é gerenciamento da qualidade do projeto?

O gerenciamento da qualidade é a quinta área de conhecimento do Guia PMBOK, que traz as melhores práticas do gerenciamento de projetos, publicado pelo PMI (Project Management Institute) .

Segundo o PMI, o gerente de projeto precisa utilizar os dados de uma forma eficaz para medir os resultados que vão garantir uma comunicação efetiva com as várias partes interessadas no projeto.

Esse item passou a ter uma importância muito grande no PMI, especialmente devido à busca incessante pelas questões de qualidade dentro do gerenciamento de projetos por John L. Patterson, fundador e presidente do Northwest Ohio Chapter of PMI International.

Para ele, os gerentes de projeto, especialmente aqueles que já fizeram o curso PMP e são certificados, não devem supor que em todas as etapas de um projeto a qualidade já esteja embutida, é preciso assegurar que a qualidade esteja planejada no projeto e bem clara para cada membro da equipe, além de ser constantemente monitorada na execução.

Para cumprir bem o gerenciamento da qualidade do projeto é preciso investir em etapas que passam pelo planejamento, implementação da garantia da qualidade e monitoramento da qualidade em todas as fases da empreitada.
Neste aspecto, muitos gerentes de projetos devem pensar sobre o que é qualidade para colocar esse aspecto como uma prerrogativa de um projeto que vai começar a desenvolver.

O termo qualidade, que vem do latim “qualitate”, pode ter significados diferenciados para cada situação. Mas em projetos pode ser definido também como: “5. grau de perfeição, de precisão, de conformidade a um certo padrão”, de acordo com o dicionário Michaelis.

Já pelo Webster pode se referir a: ‘’3. excelência, superioridade. 4. um grau ou grau de excelência”. 

Em qualquer uma das definições, qualidade é o que expressa um nível superior, e em projetos, é obtida quando todos os requisitos do escopo são atendidos.

Plano de Gerenciamento da Qualidade

Para realizar o plano de gerenciamento da qualidade do projeto, é preciso identificar padrões e requisitos de projetos e produtos, além de documentar como o projeto vai estar em conformidade como esses itens.

Os materiais de qualidade que deverão ser utilizados no projeto vão fornecer modelos, programas e padrões confiáveis para garantir a qualidade do projeto.

Para entender melhor o plano de gerenciamento da qualidade, um exemplo é pensar que o documento funciona como um auxiliar do plano de gerenciamento de projetos.

Além disso, a gerência da qualidade vai assumir todas as responsabilidades atribuídas no plano de gerenciamento de qualidade, que vai descrever como gerenciar e controlar os documentos necessários do projeto.

Além disso, o plano também deverá conter:

-          Escopo dos requisitos necessários para implementação do projeto;

-          Objetivos da qualidade do projeto;

-          Papéis e responsabilidade da qualidade;

-          Requisitos de treinamento;

-          Controle de desenvolvimento;

-          Riscos;

-          Auditorias;

-          Entregas e processos que poderão passar por revisões;

-          Gerenciamento de “defeitos”.

Garantia da qualidade

Pode parecer simples dizer que essa nesta etapa será cumprido o que foi determinado no plano. Aqui entra o conceito de gerenciamento de forma efetiva, com execução de tudo o que está determinado.

O plano será convertido a tarefas executáveis que vão realizar a garantia da qualidade, que nada mais é que realizar as atividades planejadas com procedimento para certificação de sistemas de gerenciamento da qualidade.

Nesta etapa serão mensurados os processos de gerenciamento de projetos e o nível de qualidade de entregas.

No gerenciamento da qualidade dos serviços serão realizadas coleta de dados para relatórios, fluxogramas, entre outras ferramentas.

Controle da qualidade

Dentro do gerenciamento da qualidade em projetos, a etapa do controle faz parte de uma engrenagem que vai garantir monitoramento e registro dos resultados da execução das atividades para mensurar performance.

É um trabalho de fiscalização que verifica se a qualidade esperada para o produto final ou serviço está sendo cumprida.

Nos métodos gerenciais de gestão da qualidade, esse controle pode ocorrer por meio de revisões, testes e inspeções.

Conclusão

De acordo com o PMI, se um gerente de projeto e sua equipe conhecem, utilizam e compreendem as ferramentas de qualidade e aprendem como usá-las, vão tomar decisões melhoradas, será mais fácil atingir os objetivos.

Ou seja, os efeitos do gerenciamento da qualidade sobre a produtividade são sempre benéficos porque garantem o sucesso do projeto e a satisfação do cliente.

Veja também:

 

 

Sobre o autor

Robson Camargo, PMP, MBA, GWCPM, ASF é professor nos cursos de MBA das Principais Escolas de Negócio do País: FGV, Fundação Dom Cabral e FIA/USP com Certificação PMP – Project Management Professional emitida pelo PMI, MBA em Administração de Projetos pela FEA/USP e Master Certificate pela George Washington. Robson Camargo é autor do livro PM VISUAL e criador do Método PM VISUAL. Sua equipe realiza treinamentos e consultorias em empresas do Brasil e exterior. Robson Camargo está à frente da RC Robson Camargo – Projetos e Negócios, há mais de 11 anos.

As marcas PMP, PMI, PMBOK e a logomarca “REP” RegisteredEducationProvaider são marcas registradas do Project Management Institute, Inc.

Deixe seu Comentário

Agenda

Confira nossa programação!

Sobre

É uma empresa de Educação Corporativa oficialmente homologada pelo PMI com o selo de R.E.P. (Registered Education Provider), alinhada com o Triângulo de Talentos do Gerente de Projetos

Você também pode se interessar

Newsletter

Fale com a gente!