Blog

Confira nossas novidades e assine nossa newsletter!

Veja outros Posts

O que é Scrum? Saiba tudo sobre essa metodologia ágil

O que é Scrum? Saiba tudo sobre essa metodologia ágil

 

Um dos métodos ágeis mais utilizados na atualidade, o Scrum tem inúmeras vantagens para ser adotado no gerenciamento de seus projetos.

O primeiro motivo é porque a metodologia Scrum se ajusta a outros métodos e pode ser usada em áreas que vão muito além do desenvolvimento de softwares.

Além disso, entre os outros principais atrativos do método, que inclusive está registrado no Scrum  Guide (Guia do Scrum), está a transparência de todo o processo, com muita comunicação e envolvimento de equipe.

Continue lendo se você quer saber sobre Scrum, o que é e seus benefícios e possibilidades de resultados.

O que é Scrum? Conheça mais sobre essa ferramenta

Scrum é uma metodologia criada para a gestão mais dinâmica de projetos, com entregas parciais e contínuas aos clientes, por meio de períodos curtos e definidos, conhecidos como sprints – que podem durar de 1 a 4 semanas. Nesta metodologia, os papéis e responsabilidades também são bem definidos, e o melhor, é que os processos podem ser aprimorados a cada entrega.

Foi em 1993 que Ken Schwaber e Jeff Sutherland apresentaram o Agile Scrum, que se baseia em três pilares: transparência, iteração (ou inspeção) e adaptação. É um ciclo que gera não só resultados bem sucedidos, como muita inovação.

Mas muito gerente de projetos deve se perguntar por que às vezes encontram as palavras “Scrum Rugby” como se fossem associadas?

É porque essa metodologia ágil e este esporte  têm tudo a ver, porque o nome deste framework foi realmente tirado de uma jogada desta modalidade esportiva, no qual 8 jogadores de cada time devem ficar encaixados para formar uma muralha.

Com os papéis próprios da metodologia (Scrum Master, Product Owner e Team) e suas responsabilidades muito bem alinhadas, é exatamente assim que funciona.

Todos juntos formam uma grande muralha para produzir resultados bem-sucedidos, ao final de cada sprint e do projeto como um todo.

Mas vamos entender também melhor o que é Scrum Master, Product Owner e Team.

Podemos dizer que o Scrum Master, às vezes, funciona como um gerente de projeto ou divide responsabilidades com ele, é o guardião da metodologia, facilitador da equipe e funciona como um liberador de empecilhos para garantir que tudo funcione bem.

Já o PO (Product Owner) é o CEO do projeto, quem representa os stakeholders e os negócios, define as características do produto e é quem conhece do negócio. É a pessoa que faz a interface com o cliente, ou é o próprio cliente.

Enquanto o Team é a equipe de desenvolvimento do produto ou serviço. Normalmente , é uma grupo multidisciplinar de cerca de 7 pessoas.

E o Gerente de Projetos nessa história? Esse papel pode ficar com o Scrum Master, ou com o PO ou ser uma pessoa à parte, principalmente se o projeto tiver uma parte sendo executada no modelo Ágil e uma parte no modo Cascata, ou preditivo.

Na minha opinião o mais apropriado seria ficar com o PO, mas na prática mesmo, fica com o Scrum Master.

O PO normalmente não quer saber de gerenciar o projeto como um todo, pois normalmente é da área de negócio e prefere fazer o papel de cobrar do que ser cobrado. E é aí que ele se engana. Pois no método ágil, todo mundo tem sua responsabilidade já definida e trabalha junto, de forma auto gerenciada.

o que é scrum (2)

Sprint: Scrum define entregáveis a cada mês

O trabalho é dividido em sprints, que são as iterações, que têm até cerca de 4 semanas, com funcionalidades que ficam em uma lista conhecida como Product  Backlog.

Para trabalhar com os prazos definidos no Scrum, é imprescindível organização, com tempos definidos até  para as reuniões. Isso motiva a agilidade de pensamento e resultados.

A primeira etapa a ser cumprida é uma reunião de planejamento, normalmente é quando o PO prioriza os itens do Backlog do produto e a equipe seleciona as atividades que serão cumpridas na próximo sprint.

Todos os dias os envolvidos realizam uma Daily Scrum, que é uma reunião diária, rápida, em que todos podem ficar em pé mesmo e relatam o ponto onde o projeto se encontra e o que é proposto para ainda ser feito.Nestas reuniões, o feedback é imediato, então o processo de comunicação e transparência é muito grande, sem contar o processo de motivação.

Mas além disso, o método ágil Scrum utiliza-se de quadros de acompanhamento, onde tudo fica bem exposto no Kanban Scrum, que é um gráfico de tarefas, aberto e visualizado por todos.

Tudo visível no Quadro Scrum, onde cada linha é uma história do usuário, que deixa a backlog visível e ajuda todos a gerenciar o desenvolvimento do produto do começo ao fim.

O quadro Scrum online é uma ferramenta importante para ajudar a acompanhar todo o fluxo e todos estarem em sincronia também.

Para ajudar a conferir o andamento dessas prioridades, também podem ser utilizados os gráficos Burndown e Burnup, que exibem o progresso e ajudam a identificar variações e tendências do projeto.

Terminada uma sprint, há as reuniões  de fechamento para validação e entrega do que foi produzido durante a sprint e outra de retrospectiva da sprint para verificar onde houve sucesso e onde pode ser melhorado.

E logo na sequência outra sprint tem início imediatamente... Não é para lá de dinâmico e organizado?

É importante que se diga que essa é uma velocidade que também é possível no método tradicional de gerenciamento de projetos, ou mais conhecido como método preditivo, cascata ou waterfall.

Porém, o cliente só recebe todos os entregáveis do projeto ao final, de uma só vez – pois nesse método o projeto é inteiramente planejado primeiro e executado depois.

As entregas podem ser faseadas no método cascata, que é um pouco diferente de ser incremental. Pois no ágil a ideia é que o que for sendo entregue já vá gerando valor ao cliente e esse possa ser recebendo agregações incrementais à medida que as sprints acontecem.

Por isso, se você pensa em como elaborar um projeto analise como o Scrum pode ser um grande aliado para os seus resultados.

Se junto com isso você utilizar o CANVAS de Projetos do PM VISUAL e o PM VISUAL completo, aí fica show de bola, pois o PM VISUAL possibilita você enxergar todo o projeto de forma macro, e dar uma visibilidade de prazo e orçamento total com 68% de probabilidade de sucesso.

O trabalho é feito em apenas 1 dia de forma colaborativa, ou seja, apenas 8 horas de trabalho, e a partir dele optar se o melhor para o projeto é fazer pelo Método Ágil ou pelo método cascata.

Se você ainda não conhece o Método Canvas de Projetos do PM VISUAL e o PM VISUAL, sugiro entrar no meu site ou no meu canal do youtube e verificar, pois vale super a pena.

Certificação Scrum  gera credibilidade para o mercado

Ter um profissional com certificação Scrum  Master é altamente interessante para uma empresa. Pois é ele, como líder servidor, quem vai ficar responsável pelo uso correto da Scrum Methodology e dos resultados produzidos nos projetos em que ele estiver envolvido.

Mas, além disso, se o profissional está fora do mercado ou querendo se recolocar, saiba que muitas corporações hoje  estão exigindo que ele seja certificado na metodologia ágil Scrum para se candidatar a uma vaga, além de ter que ser PMP® – Project Management Professional, conferida pelo PMI®.

É claro que adquirir um livro sobre Scrum  já ajuda, mas mesmo que o profissional tenha um profundo conhecimento do Scrum, ou busque informações daquele jeito no Google “Scrum online” ou o método “Scrum em pdf” para tentar aprender rapidinho não vai adiantar muito. Só a certificação é que vai colocá-lo no mesmo pé que outros candidatos já certificados.

Entre as entidades internacionais que oferecem a certificação Scrum  Master podemos citar cinco: a Scrum Alliance, Scrum.org (criada pelos fundadores do Scrum), o PMI® (Professional Management Institute),  SCRUMstudy SMC e a EXIN.

Quero só relembrar que o curso Scrum aqui na RC ROBSON CAMARGO – PROJETOS E NEGÓCIOS ensina todos os conceitos dos Métodos Ágeis e Scrum, para ser utilizado imediatamente no dia a dia, e além de preparar o participante  a  fazer a prova de certificação ASF: Agile Scrum Foundation da EXIN.

No programa do curso do Scrum contamos a história deste método ágil, como usar o método, a importância para os valores de equipe, as funções e responsabilidades, as funções das reuniões, as técnicas, enfim, tudo para você ficar para lá de expert em Scrum!

Espero ter ajudado. Qualquer dúvida ou necessidade de treinamento para sua empresa, acesse: robsoncamargo.com.br

Um forte abraço.

Sobre o autor

Robson Camargo, PMP, MBA, GWCPM, ASF é professor nos cursos de MBA das Principais Escolas de Negócio do País: FGV, Fundação Dom Cabral e FIA/USP com Certificação PMP – Project Management Professional emitida pelo PMI, MBA em Administração de Projetos pela FEA/USP e Master Certificate pela George Washington. Robson Camargo é autor do livro PM VISUAL e criador do Método PM VISUAL. Sua equipe realiza treinamentos e consultorias em empresas do Brasil e exterior. Robson Camargo está à frente da RC Robson Camargo – Projetos e Negócios, há mais de 11 anos.

 As marcas PMP, PMI, PMBOK e a logomarca “REP” RegisteredEducationProvaider são marcas registradas do Project Management Institute, Inc.

Deixe seu Comentário

Agenda

Confira nossa programação!

Sobre

É uma empresa de Educação Corporativa oficialmente homologada pelo PMI com o selo de R.E.P. (Registered Education Provider), alinhada com o Triângulo de Talentos do Gerente de Projetos

Você também pode se interessar

Newsletter

Fale com a gente!