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Product owner: entenda o que faz esse papel nos Métodos Ágeis

Product owner: entenda o que faz esse papel nos Métodos Ágeis

Product owner: entenda o que faz esse papel nos Métodos Ágeis

 

 O Product Owner é um dos três papéis fundamentais da metodologia ágil Scrum. Está no centro do desenvolvimento do produto e podemos considerá-lo a pessoa responsável pelos negócios, com função de priorizar as entregas.

O que é Product Owner?

No Scrum, Product Owner (tradução: Dono do Produto) atua como um “procurador” do cliente, responsável por trabalhar com gerenciamento de produto em qualquer área, pode ser no desenvolvimento de software, e-commerces, treinamentos digitais e muitos outros setores.

Com atuação ampla, seu papel envolve o cuidado desde a estratégia de negócios ao design do produto. Entre suas responsabilidades, está definição das histórias e priorização da backlog da equipe. 

Mas sua principal função é maximizar o valor do produto que está sendo elaborado pelo time, para que atinja o topo da funcionalidade para seus usuários. Para isso, ele vai facilitar o desenvolvimento nos ciclos conhecidos como sprint, que duram de 1 a 2 semanas.

No Agile Scrum, Product Owner costuma ser uma pessoa com um sólido conhecimento dos usuários, tipo de sistema, da concorrência, do mercado e até das tendências do futuro do setor, por isso, é considerado o principal participante do projeto no Scrum, sendo o único com poderes para aceitar as histórias como concluídas.

Por isso, esse papel é de uma pessoa e não de um grupo de pessoas, embora o PO possa delegar algumas tarefas operacionais da gestão de backlog para alguns membros do time, mas a responsabilidade sobre esse gerenciamento é sempre dele.

Além do time e do Scrum Master, que são os outros dois papéis fundamentais do Scrum, o PO (Product Owner) também tem relação estreita com as partes interessadas, que têm grande interesse na finalização do produto.

Portanto, entre suas habilidades essenciais estão:

  • Conhecer a gestão ágil de projetos e produtos;

  • Ter muita disponibilidade e comprometimento com a equipe;

  • Saber se comunicar bem para atuar em estreita colaboração;

  • Saber negociar;

  • Saber ajudar o time de desenvolvimento em todas as fases de execução;

  • Ter profundo conhecimento de análise do negócio, do cliente e do mercado, porque é ele quem irá tomar as decisões sobre os recursos do produto.

O que faz um product owner?

Todas essas funções do Product Owner são realizadas por meio do gerenciamento da backlog do produto. 

O gerenciamento dele sobre a lista de pendências (backlog) inclui:

Expressar claramente os itens da backlog do produto

O papel do Product Owner é fazer com que a backlog seja muito transparente para todos os envolvidos na execução. Essa postura dará muito mais chances de êxito ao projeto.

O PO tem a função de fazer com que todos entendam o que precisa ser feito para proporcionar valor ao produto. Por isso, o papel do Product Owner é transmitir tudo isso  de forma clara e muito detalhada.

Priorizar as entregas

Além de saber o que precisa ser feito, o Product Owner tem que saber em que ordem as atividades vão ocorrer para promover o desenvolvimento do produto. É ele quem vai “puxar” sprint a sprint do produto.

Colocando o que deve ser realizado na ordem certa, o PO vai otimizar o valor do trabalho realizado pela equipe de desenvolvimento.

Garantir que a backlog seja transparente e visível

O papel do Product Owner é fazer com que a backlog seja muito transparente e visível a todos os envolvidos, com o Scrum Master, time de desenvolvimentos e stakeholders.

 

Normalmente, o fluxo de trabalho do PO começa com uma reunião de planejamento no começo da sprint, que envolve todos os três papéis do Scrum, como o Scrum Master e time, para que todos conheçam o que será entregue e como será entregue.

O papel do Product Owner também será o de motivar o time com um objetivo bastante definido. Para tanto, também se compromete em não adicionar novos requisitos durante uma sprint.

Durante a sprint, também são realizadas as reuniões diárias na qual são reportados status do desenvolvimento e soluções de problemas.

No final da sprint, o PO participa de uma reunião de review, para verificar se tudo o que foi entregue era o que tinha sido planejado inicialmente para gerar um processo de melhoria contínua, que é próprio dos métodos ágeis.

Papel do PO é soberano

Aqui é importante esclarecer que nenhum outro profissional pode tirar a autoridade do PO, ainda que tenha cargo superior, em relação às definições do que deve ser realizado na backlog do produto.

Para qualquer alteração a ser realizada, será preciso primeiro conversar com o PO. É ele quem vai definir se é possível ou não a modificação, porque é ele quem vai entender cada solução apresentada ao produto para atender às prioridades do programa, com manutenção da integridade técnica.

Isso significa que em muitos casos, ele pode -- e até deve--  dizer não, se entender que as modificações vão causar prejuízo de valor ao produto.

Curso Product Owner 

Na Robson Camargo Projetos e Negócios, o Curso Métodos Ágeis - Scrum vai fornecer uma visão bastante clara do que é a metodologia ágil e as características próprias do Scrum, que envolve a participação dos três papéis fundamentais, inclusive, o Product Owner.

Hoje esse profissional está em ascensão em vários segmentos,  portanto, conhecer mais sobre as funções que ele exerce pode ser um grande adicional para o currículo.

Além disso, um salário de Product Owner também é bastante promissor.

Para entender mais sobre o Product Owner, o que é e outros aspectos, veja esse vídeo: 

 

 

Sobre o autor:

Robson Camargo, PMP, MBA, GWCPM, ASF é professor nos cursos de MBA das Principais Escolas de Negócio do País: FGV, Fundação Dom Cabral e FIA/USP com Certificação PMP – Project Management Professional emitida pelo PMI, MBA em Administração de Projetos pela FEA/USP e Master Certificate pela George Washington. Robson Camargo é autor do livro PM VISUAL e criador do Método PM VISUAL. Sua equipe realiza treinamentos e consultorias em empresas do Brasil e exterior. Robson Camargo está à frente da RC Robson Camargo – Projetos e Negócios, há mais de 12 anos.

 As marcas PMP, PMI, PMBOK e a logomarca “REP” RegisteredEducationProvaider são marcas registradas do Project Management Institute, Inc.

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É uma empresa de Educação Corporativa oficialmente homologada pelo PMI com o selo de R.E.P. (Registered Education Provider), alinhada com o Triângulo de Talentos do Gerente de Projetos

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