Blog

Confira nossas novidades e assine nossa newsletter!

Veja outros Posts

Product owner: entenda o que faz esse papel nos Métodos Ágeis

Product owner: entenda o que faz esse papel nos Métodos Ágeis

Product owner: entenda o que faz esse papel nos Métodos Ágeis

 

O Product Owner é um dos três papéis fundamentais da metodologia ágil Scrum. Está no centro do desenvolvimento do produto e podemos considerá-lo a pessoa responsável por definir todas as características do produto e de priorizar as entregas que mais vão contribuir com o cliente e com o negócio, organizando-as na ordem do que mais gera valor ao produto para o que menos agrega.

O que é Product Owner?

No Scrum, o Product Owner ou simplesmente P.O. (tradução: Dono do Produto) atua como um “procurador” do cliente, responsável por trabalhar com gerenciamento de produto em qualquer área: pode ser no desenvolvimento de software, e-commerces, treinamentos digitais e muitos outros setores.

Seu papel envolve o cuidado com o que será prouzindo, analisando desde a estratégia de negócios ao design do produto. Entre suas responsabilidades, está a definição do escopo do produto que será criado, escrito em uma linguagem que chamamos de 'histórias de usuário' e a priorização do que deve ser feito primeiro. O escopo do produto é chamado de BACKLOG DO PRODUTO. 

O que faz um product owner?

A sua principal função é maximizar o valor do produto que está sendo elaborado pelo time de desenvolvimento, para que atinja o maior grau de satisfação com a entregas de cada funcionalidade para seus clientes ou usuários. Para isso, ele vai organizar as entregas em um Planejamento de Lançamentos, o qual chamamos de ROADMAP DE RELEASES, em inglês, facilitando o desenvolvimento em ciclos de tempo conhecidos como sprint, que duram de 1 a 4 semanas.

No Agile Scrum, Product Owner costuma ser uma pessoa com um sólido conhecimento dos negócios, seus clientes e usuários, suas necessidades e anseios, tipo de sistema, concorrência, mercado e até das tendências do futuro do setor. Por isso, é considerado o principal participante do projeto no Scrum, sendo o único com poderes para aceitar e aprovar o que deve ou não ser feito, bem como dar o aceite nas entregas ao final de cada sprint, e considerá-las como concluídas de fato.

Por isso, esse papel é de uma pessoa e não de um grupo de pessoas, embora o PO possa delegar algumas tarefas operacionais da gestão de backlog para alguns membros do time; mas a responsabilidade sobre esse gerenciamento é sempre dele.

Além do time  de desenvolvedores e do Scrum Master, que são os outros dois papéis fundamentais do Scrum, o PO (Product Owner) também tem relação estreita com as partes interessadas, que têm grande interesse na finalização do produto. O PO conversa com os stakeholders o tempo todo para saber os seus desejos, suas preocupações e assim entregar um bom produto que atenda às reais necessidades de cada um. Entretanto, o PO também precisa aprender a dizer "não" para alguns pedidos, algumas vezes.

Portanto, entre suas habilidades essenciais estão:

  • Conhecer a gestão ágil de projetos e produtos;

  • Conhecer bem do negócio e das necessidades de seus clientes;
  • Ter total disponibilidade para o projeto e comprometimento com a equipe;

  • Saber se comunicar bem para atuar em estreita colaboração;

  • Saber negociar;

  • Saber ajudar o time de desenvolvimento em todas as fases de execução em relação à dúvidas do produto;

  • Ter profundo conhecimento de análise do negócio, do cliente e do mercado, porque é ele quem irá tomar as decisões sobre os recursos do produto.

Todas essas funções do Product Owner são realizadas por meio do gerenciamento da backlog do produto e plano de lançamentos. Para que isso seja bem feito, inclui: 

Expressar claramente os itens do Product Backlog 

O papel do Product Owner é fazer com que a backlog seja muito transparente para todos os envolvidos na execução. Essa postura dará muito mais chances de êxito ao projeto.

O PO tem a função de fazer com que todos entendam o que precisa ser feito para proporcionar valor ao produto. Por isso, o papel do Product Owner é transmitir tudo isso  de forma clara e muito transparente.

Priorizar as entregas

Além de saber o que precisa ser feito, o Product Owner tem que saber em que ordem cada entrega será liberada e, portanto, em que ordem cada item será desenvolvido para o time de desenvolvedores promover o desenvolvimento do produto. É o PO  quem vai “puxar”  os ítens do Product Backllog sprint a sprint.

Colocando o que deve ser realizado na ordem certa, o PO vai otimizar o valor do trabalho realizado pela equipe de desenvolvimento e gerar valor de forma antecipada para os stakeholders e para o negócio.

Garantir que o backlog seja transparente e visível

Como já foi dito, o papel do Product Owner é fazer com que o Backlog do Produto seja muito transparente e visível a todos os envolvidos, como o Scrum Master, time de desenvolvimento e stakeholders.

Normalmente, o fluxo de trabalho do PO começa com uma reunião de planejamento no começo da sprint, que envolve todos os três papéis do Scrum, como o Scrum Master e time, para que todos conheçam o que será entregue e como será entregue a cada sprint. A ideia é não adicionar novos requisitos durante uma sprint, mas as vezes acontece.

Durante a sprint, também são realizadas as reuniões diárias na qual cada membro da equipe diz o que foi feito desde a última Daily, o que será feito naquele dia e se existe algum impedimento. Nessa reunião o PO não precisa participar. Mas se quiser, pode, desde que não interfira na reunião, virando uma discussão diferente do objetivo de alinhamento entre os desenvolvedores, feito diariamente.

No final da sprint, o PO participa de uma reunião de Review, para verificar se tudo o que foi entregue era o que tinha sido planejado inicialmente para aqulea spint, para gerar um processo de melhoria contínua, que é próprio dos métodos ágeis.

Papel do PO é soberano

É importante esclarecer que nenhum outro profissional pode tirar a autoridade do PO, ainda que tenha cargo superior, em relação às definições do que deve ser realizado, com base no backlog do produto.

Para qualquer alteração a ser realizada, será preciso primeiro conversar com o PO. É ele quem vai definir se é possível ou não a modificação, porque é ele quem vai entender cada situação, pedido ou solução apresentada ao produto para atender às prioridades dos stakeholders como um todo.

Isso significa que em muitos casos, ele pode -- e até deve--  dizer não, se entender que as modificações vão causar prejuízo na geração de valor ao produto.

Curso Product Owner 

Na RC Robson Camargo Projetos e Negócios, o Curso Métodos Ágeis - Scrum vai fornecer uma visão bastante clara do que é a metodologia ágil e as características próprias do Scrum, além de prepará-lo para obter a Certifiação PSM-I Professional Scrum Master nível 1 da Scrum.org.

Hoje esse profissional está em ascensão em vários segmentos,  portanto, conhecer mais sobre as funções que ele exerce e ter uma Certificação pode ser um grande adicional para o seu currículo.

Além disso, um salário de Product Owner também é bastante promissor.

Para entender ainda mais sobre o Product Owner, o que é e outros aspectos, veja esse vídeo: 

 

 

Sobre o autor:

Robson Camargo, PMP, MBA, GWCPM, ASF, PSM-I, Disciplined Agile pelo PMI. É professor nos cursos de MBA das Principais Escolas de Negócio do País: FGV, Fundação Dom Cabral e FIA/USP com Certificação PMP – Project Management Professional emitida pelo PMI, MBA em Administração de Projetos pela FEA/USP e Master Certificate pela George Washington. Mestrando em Gestão da Competitividade com foco em TI e Transformação Digital, Robson Camargo é autor do livro Canvas de Projetos e PM VISUAL e criador do Método PM VISUAL. Autor também do livro Gestão Ágil de Projetos. Sua equipe realiza treinamentos e consultorias em empresas do Brasil e exterior. Robson Camargo está à frente da RC Robson Camargo – Projetos e Negócios, há mais de 17 anos.

 As marcas PMP, PMI, PMBOK e a logomarca “REP” RegisteredEducationProvaider são marcas registradas do Project Management Institute, Inc.

Deixe seu Comentário

Agenda

Confira nossa programação!

Sobre

É uma empresa de Educação Corporativa oficialmente homologada pelo PMI com o selo de R.E.P. (Registered Education Provider), alinhada com o Triângulo de Talentos do Gerente de Projetos

Você também pode se interessar

Newsletter

Fale com a gente!