Blog

Confira nossas novidades e assine nossa newsletter!

Veja outros Posts

Scrum Master: Quais as habilidades desse profissional?

Scrum Master: Quais as habilidades desse profissional?

O Scrum Master é um papel fundamental da metodologia ágil Scrum. Quem ocupa essa posição precisa de certas habilidades especiais que vão permitir muito mais sucesso na sua função.

Para dizer bem a verdade, o Scrum Master vai precisar de um conjunto completo que vai possibilitar uma atuação impecável no papel de líder servidor, que deve fazer ligação entre os planejadores e os executores de um projeto.

O que é Scrum Master?

Pelo Scrum Guide (Guia do Scrum), o Scrum Master é o responsável por promover e apoiar as boas práticas  do Scrum durante o desenvolvimento de um projeto planejado por essa metodologia agile.

Ao lado desse papel fundamental  do Scrum estão o Product Owner (Dono do Produto) e time de desenvolvimento. Mas no Scrum não há confusões entre Product Owner ou Scrum Master, cada um tem suas atribuições muito bem definidas.

Para isso,  o papel do Scrum Master é ajudar todos os envolvidos no projeto a entender escopo, metas e domínio do produto, além de facilitar eventos do Scrum, conforme necessidade ou solicitação.

Além disso, o Scrum Master também proporciona à equipe:

-       Garantia de que o Product Owner saiba organizar a backlog do produto para agregar valor;

-       Entender a necessidade de itens concisos e claros no backlog do produto;

-       Encontrar técnicas para um gerenciamento eficiente da backlog do produto;

-       Entender o planejamento de produtos ou serviços em um ambiente de experimentação;

-       Entender e praticar a agilidade no processo. 

Entre as atividades do Scrum Master, também cabe ser uma espécie de coach da equipe de desenvolvimento auto-organizada, remover impedimentos ao progresso do desenvolvimento do produto, ajudar a manter a produtividade, além de auxiliar a equipe a criar produtos de alto valor.

Para tanta responsabilidade, é fácil entender porque é imprescindível que esse líder tenha algumas habilidades especiais, que vão permitir manter o equilíbrio de poder entre o Product Owner, a equipe de desenvolvimento e o próprio gerenciamento do projeto, porque muitas vezes, o Scrum Master trabalha lado a lado com o gerente de projeto.

Qual o papel do Scrum Master?

O papel do Scrum Master é atender às exigências dos clientes e defender o projeto, formar equipe inovadora, motivada e eficaz, se relacionar bem com os stakeholders, time e Product Owner, facilitar reuniões, remover impedimentos e aplicar regras.

Para tantas atribuições, é preciso ter um conjunto de habilidades que vai permitir uma visão global sobre um projeto, envolvendo tanto habilidades técnicas como socioemocionais. Vamos apresentar quais são algumas das principais habilidades de um Scrum Master: 

Saber treinar bem

O papel de coach para o Scrum Master é fundamental, ele precisa ajudar todos a seguir os valores da metodologia ágil, sabendo explicar como e por que as práticas devem ser seguidas.

Dentro dessa habilidade de treinamento, também cabe a ele melhorar habilidades dos membros da equipe para um trabalho colaborativo.

Para isso, é fundamental que ele tenha realizado curso para Certificação Scrum Master, que vai dar bases adequadas nos valores e princípios dos métodos ágeis.

Ser expert na gestão de pessoas

O Scrum Master precisa saber observar os indivíduos e analisar seus pontos fortes.  O profissional que perceber isso de forma fácil vai conseguir capitalizar os talentos de sua equipe.

Além disso, esse profissional precisa entender como gerenciar conflitos, intervindo e mediando quando ocorrerem divergências.

Nesse processo, ele vai precisar mostrar a importância de seguir valores e práticas do Scrum, concentrar e educar a equipe nos objetivos do negócio, responsabilizar cada um pelas tarefas atribuídas e promover a auto-ajuda nas equipes.

Solucionar problemas complexos

O desenvolvimento de um produto pode ser muito dinâmica, provocando algumas complexidades ao longo do processo.

O Scrum Master precisa ter habilidades analíticas e ativas para criar soluções adequadas quando algum impedimento surgir.

Ter organização

As habilidades organizacionais são imprescindíveis para um Scrum Master, que deverá saber implementar um sistema com melhor estrutura e planejamento.

Ele é o responsável para manter todos dentro do cronograma e garantir que nenhuma tarefa fique sem atribuição.

Como a função exige uma dinâmica mental muito grande, as equipes ágeis costumam recorrer a ferramentas de gerenciamento de tarefas e tempo, que podem ajudar no desempenho da função.

Ser empático

O Scrum Master precisa ter habilidades socioemocionais para entender as emoções dos membros da equipe. Para isso, deve desenvolver uma relação forte com seus pares.

Essa habilidade leva uma pessoa a ajudar outra e, assim, entender melhor os problemas e dificuldades de cada membro da equipe.

Apresentar excelente comunicação e escuta ativa

Ter boa comunicação oral e escrita é uma habilidade importantíssima para que o Scrum Master planeje com a equipe e faça discussão das ideias.

Especialmente porque ele vai precisar documentar planos, progresso e referências do projeto, além de fazer ligação entre organizações.

Como precisa compartilhar essas ideias, dentro da boa comunicação, ele também precisa saber ouvir sugestões e o relato de impedimentos ao progresso do projeto, para providenciar soluções.

Ter otimismo e liderança servidora

Líderes servidores engajam pelo exemplo, mostram que sempre estão dispostos a ajudar e fazer sua parte justa no trabalho.

Para isso, eles demonstram otimismo para cumprir as metas e colocam as necessidades da equipe antes das suas próprias, além de ajudar que a equipe desenvolva melhor suas habilidades.

Mostrar flexibilidade e adaptabilidade

Muitas vezes, em um projeto dinâmico, algumas mudanças precisam ser implementadas ao longo do processo. O Scrum Master precisa ter essa flexibilidade para entender quando uma mudança vai ajudar na melhoria dos processos e práticas da equipe de desenvolvimento.

Ele precisa ser um agente facilitador da mudança, ou seja, ter capacidade de adaptação, orientando a equipe, para melhorar agilidade, crescimento e aprendizado. 

Scrum Master: certificação

Uma das maneiras de aprender essas habilidades é candidatar-se a uma certificação Scrum Master que prepara os profissionais para as provas e alinha as características necessárias ao bom desempenho desse papel.

A Scrum Master Certification ou Certificação Scrum Master tem sido muito solicitada pelas empresas, com isso, vagas Scrum Master têm sido cada vez mais abertas no mercado. Quem tem formação Scrum Master com certeza vai ganhar incremento na carreira e ter melhores oportunidades. Além disso, um salário Scrum Master é certamente superior aos rendimentos de quem não tem a certificação.

No curso Scrum Master é apresentado o entendimento do Manifesto Ágil, conceitos de agilidade e processos empíricos, diferenças da metodologia ágil com o planejamento preditivo e diversos outros temas.

Se você já entendeu sobre Scrum Master, o que é, quais atribuições e características necessárias, vai perceber que fazer um curso certificação Scrum Master será um dos melhores passos da sua carreira.

Agora veja um vídeo sobre  o que fazer quando receber um projeto do seu chefe:

Sobre o autor:

Robson Camargo, PMP, MBA, GWCPM, ASF é professor nos cursos de MBA das Principais Escolas de Negócio do País: FGV, Fundação Dom Cabral e FIA/USP com Certificação PMP – Project Management Professional emitida pelo PMI, MBA em Administração de Projetos pela FEA/USP e Master Certificate pela George Washington. Robson Camargo é autor do livro PM VISUAL e criador do Método PM VISUAL. Sua equipe realiza treinamentos e consultorias em empresas do Brasil e exterior. Robson Camargo está à frente da RC Robson Camargo – Projetos e Negócios, há mais de 12 anos.

 As marcas PMP, PMI, PMBOK e a logomarca “REP” RegisteredEducationProvaider são marcas registradas do Project Management Institute, Inc.

 

 

 

Deixe seu Comentário

Agenda

Confira nossa programação!

Sobre

É uma empresa de Educação Corporativa oficialmente homologada pelo PMI com o selo de R.E.P. (Registered Education Provider), alinhada com o Triângulo de Talentos do Gerente de Projetos

Você também pode se interessar

Newsletter

Fale com a gente!