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Você tem as soft skills mais requisitadas pelo mercado?

Você tem as soft skills mais requisitadas pelo mercado?

Você tem as soft skills mais requisitadas pelo mercado?

  • 12/2/2019
  • Robson Camargo

 

As soft skills são habilidades subjetivas, de difícil identificação e diretamente relacionadas à inteligência emocional das pessoas. Estas capacidades são, normalmente, adquiridas por meio das experiências vivenciadas ao longo do tempo – e não em livros e cursos.

Essas habilidades são analisadas juntamente com as hard skills, que são as habilidades técnicas que, normalmente, entram no currículo e são aprendidas em cursos, faculdades, escolas e outros empregos. Saiba mais!

O que é soft skills?

Soft skills é um termo em inglês usado por profissionais de recursos humanos para definir habilidades comportamentais, competências subjetivas difíceis de avaliar. Também são conhecidas como people skills (habilidades com pessoas) e interpersornal skills (habilidades interpessoais).

Por soft skills entende-se as competências de empregabilidade que englobam um conjunto de aptidões facilitadoras do processo de entrada ou permanência no mundo do trabalho que espelham saberes em várias áreas.

Resumindo: O que são soft skills? São aspectos relacionados com a personalidade e com a forma como o ser humano interage com o outro e com a sociedade. Algo que é inato e que não se aprende nas universidades. São competências de empregabilidade que transcendem o conhecimento teórico e técnico em diferentes áreas de saber (hard skills).

Muitas vezes, pode-se confundir as soft skills com as habilidades e competências. No entanto, basta uma leitura atenta para ver que as características são diferentes.

Quais as principais soft skills?

Algumas soft skills terão mais importância do que outras no futuro próximo. As competências também variam de acordo com a área.

Se você quer estar preparado para o futuro, aposte em desenvolver e comunicar estas soft skills: comunicação, organização, trabalho de equipe, pontualidade, pensamento crítico, sociabilidade, criatividade, comunicação interpessoal, adaptabilidade e personalidade amigável. São essas as mais procuradas e, simultaneamente, as mais difíceis de encontrar.

Apesar de as “soft skills” serem muito requisitadas para qualquer tipo de cargo, algumas são mais específicas para certas profissões do que para outras. Veja abaixo, as soft skills mais procuradas nos profissionais:

Comunicação eficaz

Comunicar-se vai muito além de falar a mesma língua. A comunicação verdadeira e eficaz inclui a transmissão e a interpretação das ideias de uma forma que se consiga passar para outra pessoa exatamente o que se está querendo dizer.

Quando isso ocorre, a pessoa se torna capaz de falar para os mais diversos públicos e, possivelmente, alcançar os objetivos que buscava com a comunicação. Uma boa comunicação inclui também ouvir atentamente, escrever bem, saber se portar em diferentes situações, entender o que está sendo dito e ter a capacidade e a facilidade de realizar trabalhos em equipe.

Pensamento criativo

Algumas pessoas são naturalmente mais criativas do que outras. Entretanto, o tipo de criatividade requisitada por grande parte das profissões é algo que pode ser aperfeiçoado com a prática – apesar de ainda poder ser um grande desafio para muitos.

Apesar de não ser muito exigida, dependendo da área ou cargo, em um mercado tão competitivo quanto o atual, quem demonstrar mais facilidade na elaboração de soluções de forma rápida e inovadora terá a preferência das empresas.

A criatividade, mais do que algo inato, pode ser construída por meio de conhecimentos sobre determinado assunto, resiliência e até as próprias experiências profissionais.

Resiliência

Esta talvez seja a soft skill mais importante para os momentos de crise vivenciados pelas empresas. A resiliência é a capacidade de se recuperar depois de enfrentar adversidades. Mais do que força, é algo que exige uma certa maturidade psicológica. A pessoa com essa característica consegue lidar com problemas, se adaptar a mudanças e resistir a pressões.

Por ser algo extremamente útil em qualquer área de atuação, se tornou muito requisitada no mercado atualmente. Mas, é algo difícil de ser adquirido. Normalmente, quem mais possui essa habilidade são pessoas que já enfrentaram situações complicadas e tensas no ramo empresarial.

Empatia

A empatia é importante para qualquer ambiente, mas ainda mais essencial no círculo profissional. É uma soft skill necessária, principalmente para mentor, líderes e gestores.

Empatia é a capacidade de se colocar no lugar de outra pessoa de forma que se consiga compreender o próximo e quase sentir o que ele sente. No caso do âmbito profissional, a empatia é útil em dois aspectos: tanto na relação entre líderes e funcionários de uma empresa, quanto na relação entre a empresa e seus clientes.

Liderança

Obviamente, as outras soft skills – comunicação eficaz, pensamento criativo, resiliência e empatia – formarão um bom funcionário ou candidato. Entretanto, a liderança vai além. Essa capacidade possibilita que o profissional seja mais do que um bom funcionário. Isso ocorre porque ela é produto da união de todas as demais habilidades.

É praticamente impossível ser um líder sem saber se comunicar bem, sem facilidade para trabalhar em equipe, sem empatia ou criatividade. Conquistar a liderança e saber manuseá-la faz funcionários trabalharem como um time, assumirem responsabilidades e, ainda, conseguirem explorar o melhor das pessoas.

Com a velocidade de produção do mundo globalizado, a busca por candidatos com essa característica é crescente. Atualmente, o mercado precisa de líderes proativos, capazes e independentes o suficiente para darem conta do recado.

Para dar ênfase a esta soft skill, é importante que seja pontuada em algum momento do recrutamento. Cite projetos que você assumiu no passado ou trabalhos em equipe que você tenha conduzido. É importante exaltar algo que mostre sua capacidade de se destacar em um grupo.

Ética no trabalho

Esta não é uma característica fácil de ser ensinada. É um tipo de soft skill que as pessoas carregam e desenvolvem ao longo da vida – por mais subjetivo que isso pareça. Apesar de a família também ter um papel fundamental neste quesito, é uma habilidade que junta diversos fatores – como influências dentro de casa, relacionamentos e convivências na escola, entre outros.

A ética é um aprendizado da vida e engloba tanto a postura em relação à pontualidade quanto a responsabilidade com o trabalho de maneira geral. É um conjunto de valores que nem todos possuem. Em alguns momentos pode-se ter a impressão de que a ética deixou de ser valorizada, mas, na verdade, quanto menor a disponibilidade de profissionais que valorizem a ética no ambiente de trabalho, mais essa característica se tornará um diferencial entre os funcionários.

Compreendeu a importância das soft skills no momento de um recrutamento? Faça uma auto avaliação para saber se você tem as soft skills mais solicitadas no mercado de trabalho! Vale a pena!

 Agora veja um vídeo sobre a importância de desenvolver essas soft skills:

 

Sobre o autor

Robson Camargo, PMP, MBA, GWCPM, ASF é professor nos cursos de MBA das Principais Escolas de Negócio do País: FGV, Fundação Dom Cabral e FIA/USP com Certificação PMP – Project Management Professional emitida pelo PMI, MBA em Administração de Projetos pela FEA/USP e Master Certificate pela George Washington. Robson Camargo é autor do livro PM VISUAL e criador do Método PM VISUAL. Sua equipe realiza treinamentos e consultorias em empresas do Brasil e exterior. Robson Camargo está à frente da RC Robson Camargo – Projetos e Negócios, há mais de 11 anos.

As marcas PMP, PMI, PMBOK e a logomarca “REP” Registered Education Provaider são marcas registradas do Project Management Institute, Inc.

 

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É uma empresa de Educação Corporativa oficialmente homologada pelo PMI com o selo de R.E.P. (Registered Education Provider), alinhada com o Triângulo de Talentos do Gerente de Projetos

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