Blog

Confira nossas novidades e assine nossa newsletter!

Assine nossa Newsletter

Veja outros Posts

Metas smart: entenda essa ferramenta para atingir objetivos

Metas smart: entenda essa ferramenta para atingir objetivos

Metas smart: entenda essa ferramenta para atingir objetivos

  • 20/03/2020
  • Robson Camargo

 

As metas smart fazem parte de um processo bastante eficaz para modelar as ações ideais de uma empresa ou profissional.

Embora o estabelecimento desses objetivos seja muito importante para caminhar em busca de algo que se espera, definir melhor as metas poderão trazer novos resultados. Esse é o objetivo da metodologia Smart. 

O que é meta Smart?

As metas  precisam fazer parte de todos os níveis de negócios para fornecer mais motivação, foco e senso de direção. No caso das metas smart,  representam um conjunto de 5 fatores que vão ajudar a orientar a definição dos objetivos e possibilitar que sejam atingidas.

Conheça o significado da sigla: 

S - Specific (específica)

M - Measurable (mensurável)

A - Attainable (atingível)

R - Relevant (relevante)

T - Time Based (temporal)

Para ser Smart, as metas precisam incorporar todos esses critérios que vão aumentar as chances de atingir um objetivo. 

Para que servem as metas smart?

Todos sabem a importância de criar metas e são inúmeros motivos para investir nelas:

  • Uma meta smart pode ajudar a melhorar a eficiência operacional;

  • Reduzir ciclo de processos;

  • Diminuir riscos do negócio;

  • Revitalizar a empresa em seus resultados;

  • Ter respostas mais rápidas do mercado;

  • Aumentar a retenção de clientes;

  • Desenvolver a liderança para atingir resultados;

  • Aumentar os diferenciais da organização.

 

Entenda melhor cada letra da sigla Smart

S (específica)

Quando uma organização ou mesmo um profissional tem um objetivo é preciso definir muito bem qual será a meta a ser alcançada.

Quanto mais específica e objetiva for a meta, mais chances terá de ser atingida porque todos os envolvidos nessa busca terão um claro entendimento do que precisam realizar. 

Vamos usar como exemplo de meta smart que a empresa definiu alcançar um aumento nas vendas. Se a equipe de vendas só soubesse que teria que vender mais poderia lançar mão de esforços que não fossem suficientes para atingir o esperado. O melhor seria especificar que esse aumento é de 15%.

Para ajudar um time na definição de uma meta, por exemplo, aumentar as vendas, é preciso fazer algumas perguntas essenciais:

  • Quem serão os responsáveis por atingir essa meta?

  • O que querem alcançar?

  • Onde essa meta será alcançada?

  • Quando essa meta deve ser alcançada?

  • Por que esse objetivo deve ser atingido?

    

M (Mensurável)

É necessário que haja critérios para que o progresso possa ser mensurado, medido, quantificado.

Assim será possível saber se o plano de ação proposto para atingir a meta está indo no caminho correto.

Para isso, pense em outras questões que vão ajudar a quantificar o progresso:

  • Qual é o resultado que se espera atingir?

  • Em quanto será necessário atingir essa meta?

  • Qual vai ser o indicador que definirá o progresso em direção dessa meta?

A (atingível)

A meta deve desafiar, mas de nada vale estabelecer um objetivo pessoal ou empresarial que não pode ser atingido. Se as empresas não pensarem nisso, só vão gerar frustração e desmotivação da equipe.

É preciso entender a medida de alcance da meta, quais as capacidades e recursos existem para que os objetivos smart sejam atingidos. 

Pergunte se o objetivo esboçado é razoável com base no histórico da empresa e se a equipe vai conseguir realizar de forma realista.

R (relevante)

As metas precisam gerar efeito sobre o negócio para que a equipe seja motivada. por isso, precisa ser relevante. 

Pergunte: por que essa meta é importante? Qual é o benefício real que será alcançado ao definir essa meta?

 Determinados objetivos nem sempre serão relevantes para o mercado ou para os resultados gerais da empresa, portanto, avalie sempre essa característica.

Então confira qual será o impacto para a empresa e se o momento é oportuno.

T (temporal)

É preciso estabelecer um prazo para atingir a sua meta smart pessoal ou organizacional. Se não fizer isso, é bem possível que haja procrastinação, sua ou da equipe.

Um exemplo de meta smart pessoal: realizar o exame de certificação PMP. Mas quando? Para isso, precisa tomar outras medidas como começar a estudar, se matricular em um curso preparatório e realizar simulados para o exame.

Se estipular que vai se candidatar à certificação no mês de agosto, vai ser “forçado” a tomar essas medidas anteriores com um prazo determinado.

Ter um prazo limite para atingir a meta vai garantir mais produtividade para você e sua equipe, que entende que tem uma data limite.

Defina então um cronograma, estipulando datas para cada tarefa que deve ser realizada a fim de alcançar o objetivo do plano de ação.

Para tanto não esqueça das informações necessárias e de uma planilha de metas smart. 

Conclusão

Estabelecer metas smart tem uma utilidade enorme para  resultados pessoais ou de uma empresa, porque vai eliminar generalidades e suposições para ir direto a uma linha de chegada muito clara.

Da próxima vez que pensar em metas para você ou para sua empresa, adote esses 5 fatores. Com certeza, eles darão muito mais elementos para a satisfação dos seus resultados.

Agora veja esse vídeo para entender como são estruturadas as fases de um projeto:

 

Sobre o autor:

Robson Camargo, PMP, MBA, GWCPM, ASF é professor nos cursos de MBA das Principais Escolas de Negócio do País: FGV, Fundação Dom Cabral e FIA/USP com Certificação PMP – Project Management Professional emitida pelo PMI, MBA em Administração de Projetos pela FEA/USP e Master Certificate pela George Washington. Robson Camargo é autor do livro PM VISUAL e criador do Método PM VISUAL. Sua equipe realiza treinamentos e consultorias em empresas do Brasil e exterior. Robson Camargo está à frente da RC Robson Camargo – Projetos e Negócios, há mais de 12 anos.

 As marcas PMP, PMI, PMBOK e a logomarca “REP” RegisteredEducationProvaider são marcas registradas do Project Management Institute, Inc.

Deixe seu Comentário

Agenda

Confira nossa programação!

Sobre

É uma empresa de Educação Corporativa oficialmente homologada pelo PMI com o selo de R.E.P. (Registered Education Provider), alinhada com o Triângulo de Talentos do Gerente de Projetos

Você também pode se interessar

Newsletter

Fale com a gente!