Metas smart: entenda essa ferramenta para atingir objetivos
- 20/03/2020
- Robson Camargo
As metas smart fazem parte de um processo bastante eficaz para modelar as ações ideais de uma empresa ou profissional.
Embora o estabelecimento desses objetivos seja muito importante para caminhar em busca de algo que se espera, definir melhor as metas poderão trazer novos resultados. Esse é o objetivo da metodologia Smart.
O que é meta Smart?
As metas precisam fazer parte de todos os níveis de negócios para fornecer mais motivação, foco e senso de direção. No caso das metas smart, representam um conjunto de 5 fatores que vão ajudar a orientar a definição dos objetivos e possibilitar que sejam atingidas.
Conheça o significado da sigla:
S - Specific (específica)
M - Measurable (mensurável)
A - Attainable (atingível)
R - Relevant (relevante)
T - Time Based (temporal)
Para ser Smart, as metas precisam incorporar todos esses critérios que vão aumentar as chances de atingir um objetivo.
Para que servem as metas smart?
Todos sabem a importância de criar metas e são inúmeros motivos para investir nelas:
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Uma meta smart pode ajudar a melhorar a eficiência operacional;
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Reduzir ciclo de processos;
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Diminuir riscos do negócio;
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Revitalizar a empresa em seus resultados;
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Ter respostas mais rápidas do mercado;
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Aumentar a retenção de clientes;
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Desenvolver a liderança para atingir resultados;
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Aumentar os diferenciais da organização.
Entenda melhor cada letra da sigla Smart
S (específica)
Quando uma organização ou mesmo um profissional tem um objetivo é preciso definir muito bem qual será a meta a ser alcançada.
Quanto mais específica e objetiva for a meta, mais chances terá de ser atingida porque todos os envolvidos nessa busca terão um claro entendimento do que precisam realizar.
Vamos usar como exemplo de meta smart que a empresa definiu alcançar um aumento nas vendas. Se a equipe de vendas só soubesse que teria que vender mais poderia lançar mão de esforços que não fossem suficientes para atingir o esperado. O melhor seria especificar que esse aumento é de 15%.
Para ajudar um time na definição de uma meta, por exemplo, aumentar as vendas, é preciso fazer algumas perguntas essenciais:
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Quem serão os responsáveis por atingir essa meta?
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O que querem alcançar?
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Onde essa meta será alcançada?
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Quando essa meta deve ser alcançada?
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Por que esse objetivo deve ser atingido?
M (Mensurável)
É necessário que haja critérios para que o progresso possa ser mensurado, medido, quantificado.
Assim será possível saber se o plano de ação proposto para atingir a meta está indo no caminho correto.
Para isso, pense em outras questões que vão ajudar a quantificar o progresso:
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Qual é o resultado que se espera atingir?
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Em quanto será necessário atingir essa meta?
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Qual vai ser o indicador que definirá o progresso em direção dessa meta?
A (atingível)
A meta deve desafiar, mas de nada vale estabelecer um objetivo pessoal ou empresarial que não pode ser atingido. Se as empresas não pensarem nisso, só vão gerar frustração e desmotivação da equipe.
É preciso entender a medida de alcance da meta, quais as capacidades e recursos existem para que os objetivos smart sejam atingidos.
Pergunte se o objetivo esboçado é razoável com base no histórico da empresa e se a equipe vai conseguir realizar de forma realista.
R (relevante)
As metas precisam gerar efeito sobre o negócio para que a equipe seja motivada. por isso, precisa ser relevante.
Pergunte: por que essa meta é importante? Qual é o benefício real que será alcançado ao definir essa meta?
Determinados objetivos nem sempre serão relevantes para o mercado ou para os resultados gerais da empresa, portanto, avalie sempre essa característica.
Então confira qual será o impacto para a empresa e se o momento é oportuno.
T (temporal)
É preciso estabelecer um prazo para atingir a sua meta smart pessoal ou organizacional. Se não fizer isso, é bem possível que haja procrastinação, sua ou da equipe.
Um exemplo de meta smart pessoal: realizar o exame de certificação PMP. Mas quando? Para isso, precisa tomar outras medidas como começar a estudar, se matricular em um curso preparatório e realizar simulados para o exame.
Se estipular que vai se candidatar à certificação no mês de agosto, vai ser “forçado” a tomar essas medidas anteriores com um prazo determinado.
Ter um prazo limite para atingir a meta vai garantir mais produtividade para você e sua equipe, que entende que tem uma data limite.
Defina então um cronograma, estipulando datas para cada tarefa que deve ser realizada a fim de alcançar o objetivo do plano de ação.
Para tanto não esqueça das informações necessárias e de uma planilha de metas smart.
Conclusão
Estabelecer metas smart tem uma utilidade enorme para resultados pessoais ou de uma empresa, porque vai eliminar generalidades e suposições para ir direto a uma linha de chegada muito clara.
Da próxima vez que pensar em metas para você ou para sua empresa, adote esses 5 fatores. Com certeza, eles darão muito mais elementos para a satisfação dos seus resultados.
Agora veja esse vídeo para entender como são estruturadas as fases de um projeto:
Sobre o autor:
Robson Camargo, PMP, MBA, GWCPM, ASF é professor nos cursos de MBA das Principais Escolas de Negócio do País: FGV, Fundação Dom Cabral e FIA/USP com Certificação PMP – Project Management Professional emitida pelo PMI, MBA em Administração de Projetos pela FEA/USP e Master Certificate pela George Washington. Robson Camargo é autor do livro PM VISUAL e criador do Método PM VISUAL. Sua equipe realiza treinamentos e consultorias em empresas do Brasil e exterior. Robson Camargo está à frente da RC Robson Camargo – Projetos e Negócios, há mais de 12 anos.
As marcas PMP, PMI, PMBOK e a logomarca “REP” RegisteredEducationProvaider são marcas registradas do Project Management Institute, Inc.
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