Blog

Confira nossas novidades e assine nossa newsletter!

Veja outros Posts

O que é o PMI® e quais as suas certificações?

O que é o PMI® e quais as suas certificações?

O que é o PMI® e quais as suas certificações

  • 20/12/2019
  • Robson Camargo

 

Um profissional de gerenciamento de projetos, inevitavelmente, vai se deparar com a siga PMI®, quando começar a investir em certificações para alavancar a carreira.

Mas o que é  PMI®? Ou mais, o que é PMI® Project Management Institute? PMI é a sigla de Project Management Institute, que é a instituição mais renomada na área de gerenciamento de projetos no mundo inteiro.

Conheça agora algumas respostas que podem esclarecer a função do PMI (pmi.org) para os gerentes de projetos.

O que é PMI®?

Agora que você sabe que é Project Management Institute (PMI), saiba também que essa instituição especializada em gerenciamento de projetos fica nos Estados Unidos, na Pensilvânia, e foi inaugurada em 1969.

Entre suas principais iniciativas na difusão do conhecimento em gerenciamento de projetos são as certificações profissionais em gerência de projetos. 

O que é certificação PMI®?

Muitas vezes, eu falei aqui sobre a importância das certificações para o gerente de projetos, tanto para que ele cresça dentro da  organização onde está ou se estiver procurando uma recolocação no mercado de trabalho.

Na verdade, é muito comum as pessoas que não têm tanta familiaridade com o instituto falar em certificação PMI® . As buscas pela internet passam por palavras como “Certificacion PMI”, “PMI Certificacion” e até “PMI Certificação”.  

Mas este não é uma maneira correta de falar, porque o PMI não é um certificado, mas sim o instituto que confere os certificados aos profissionais da área.

Para o PMI, projetos vão inspirar diversos tipos de certificações. São oito no total, que atestam conhecimento e competências para gerentes de projeto.

São elas:

Certificação PMP – Profissional de Gerenciamento de Projetos (PMP)®: a mais renomada certificação PMI, concede conhecimento global aos gerentes de projetos, para que trabalhem em qualquer setor. Segundo dados do próprio instituto, profissionais certificados PMP recebem salários 20% maiores.

Certificação CAPM – Profissional Técnico Certificado em Gerenciamento de Projetos®: certificação apropriada para quem está começando na carreira de gerenciamento de projetos também vai garantir status na carreira até ficar preparado para uma certificação PMP.

Certificação PfMP® - Profissional de Gerenciamento de Portfólio do PMI®: essa certificação permite que o profissional tenha conhecimento para realizar o gerenciamento formal de portfólio e iniciar novas estratégias empresariais, alinhando seus projetos, programas e operações.

Certificação PMI-PBASM - Profissional em Análise de Negócios do PMI®: essa certificação permite que o profissional seja especialista na definição de requisitos, modelagem de resultados do projeto e dos interesses comerciais pretendidos.

Certificação PgMP – Profissional de Gerenciamento de Programas®: esse profissional certificado reflete habilidade para auxiliar sua organização a ser melhor sucedida gerenciando projetos de maneira coordenada.

Certificação PMI-SP – Profissional em Gerenciamento de Cronograma do PMI®: o gerente certificado em cronogramas de projetos vão ter a possibilidade de gerenciar melhor suas atividades, recursos e resultados para ter mais sucesso em seus projetos.

Certificação PMI-RMP – Profissional em Gerenciamento de Riscos do PMI®: o profissional certificado em gerenciamento de riscos tem habilidade para identificar e avaliar riscos, mitigar ameaças e potencializar oportunidades para as necessidades do seu ambiente corporativo.

Certificação PMI-ACP – Profissional Certificado em Métodos Ágeis do PMI®: o profissional com esse certificado vai ter conhecimentos dos princípios ágeis e ganhar habilidades necessárias para trabalhar com as práticas ageis no gerenciamento de projetos. 

Entre elas, as mais reconhecidas são  Project Management Professional® (PMP) e Certified Associate in Project Management® (CAPM). A diferença entre elas, é que entre os pré-requisitos para a certificação PMP®, o profissional precisa de um tempo de experiência, com certas habilidades e competências já  sedimentadas. Já na CAPM®, tanto profissionais em começo de carreira ou até estudos, já podem se especializar no gerenciamento de projetos.

Essas certificações podem alçar o passe do gerente de projetos a patamares bem superiores, com mais credibilidade no mercado e ganhos mais altos.

Outra iniciativa importante do PMI® é a publicação de 12 padrões globais de gerenciamento de projetos, programas e portfólios.

O que é PMI e PMBOK?

Muitas vezes essas duas siglas também caminham juntas. Então é muito comum perguntas como: “O que é PMI PMBOK PMP PMO?”. Vixi, muitos se confundem com as siglas.

Isso ocorre porque PMI também é  responsável pelo guia de melhores práticas do gerenciamento de projetos, que é denominado Guia PMBOK®  (Project Management Body of Knowledge).

É a partir deste guia que os candidatos à certificação PMP®(Project Management Professional) estudam para a realização de um exame, que vai conferir aos gerentes de projetos um up grade em seus conhecimentos e na valorização do seu passe no mercado.

Fique atento para a mudança na prova de certificação PMP

Para o gerenciamento de projetos, PMI é uma sigla de peso. Portanto, quando o instituto lança novidades, todos os profissionais da área ficam atentos.

No meio de 2019, o PMI anunciou uma importante mudança no conteúdo do exame de certificação PMP®. Essa prática é comum em um intervalo de 3 a 5 anos, porque o Instituto preza pela atualização constante dos conhecimentos para os gerentes de projeto. 

Essa alteração mobilizou diversos stakeholders no mundo inteiro, que motivaram o Instituto a manter a versão atual da prova para quem se inscrever até 30 de junho de 2020.

Quem realizar a inscrição a partir de 1o. de julho de 2020 deverá se preparar para realizar a prova já com o novo conteúdo.

Mas o que vai mudar no exame?

O foco do exame, a partir de 1o. de julho, será em três  novos domínios:

  • Pessoas: o exame do PMP® vai considerar as habilidades e atividades do profissional na liderança das equipes;

  • Processo: aspectos técnicos do gerenciamento de projetos;

  • Ambiente de negócios: destaque para a conexão entre os negócios e estratégia organizacional.

O novo conteúdo vai incluir as abordagens preditivas, ágeis e híbridas nos três domínios. No novo exame, as abordagens preditivas vão corresponder a 50%, enquanto as ágeis e híbridas somaram os outros 50%. 

Entenda melhor nesse vídeo:

O que é PMI® e PMO?

Essas duas siglas também são associadas em muitas dúvidas.

Mas o PMO não é nenhum produto do PMI. PMO é a sigla de Project Management Office, ou seja, é o escritório de projetos de uma empresa.

Mas apesar do PMO ser o Escritório de Projetos, essa sigla é utilizada também pelo profissional que trabalha no escritório de projetos, o que seria então o Project Management Officer, com um “r” no final.

É uma estrutura organizacional dentro da empresa que dá suporte, que cria a metodologia e é o guardião deste conhecimento referente à Gestão de Projetos na organização.

Nem todas as empresas precisam de um PMO. Antes de implantar essa estrutura, é preciso definir a necessidade, se há projetos suficientes que justifiquem a implantação deste suporte e também qual será o perfil dos profissionais que farão parte da equipe.

O que é metodologia PMI®?           

Esse é outro erro de fala. Não existe a metodologia PMI®. O que existe são melhores práticas de gerenciamento de projetos publicadas no Guia PMBOK®, que formaliza diversos conceitos em gerenciamento de projetos. Mas o Guia PMBOK® não é uma metodologia. Aliás, podemos afirmar que mais de 90% das metodologias e livro sobre gerenciamento de projetos se baseiam neste guia.

É um conhecimento já reconhecido como aplicáveis na maioria dos projetos, e dividido em 10 áreas e processos, relacionados ao ciclo de vida de um projeto.

Além do Guia PMBOK® , o PMI® mantém um Código de Ética e Conduta Profissional , que foi  criado para proporcionar confiança aos gerentes de projeto e dar consciência a eles para se tornarem melhores profissionais e que façam diferença no mercado, para suas organizações e suas equipes.

O que é gestão de projetos PMI®?

Muitas vezes a pergunta vem até nesta forma: “O que é PMI®  em gestão de projetos?” e até “O que é PMI em projetos?”

Para o PMI®, a gestão de projetos é um conjunto de atividades realizadas em grupo, destinadas a produzir um produto, serviço e até mesmo resultados únicos.

 O PMI® reforça que o gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas para a execução de projetos de forma eficaz. Um conjunto específico de operações destinadas a atingir um objetivo em particular.

Muitas vezes, vai reunir profissionais de formações diferentes, de diferentes organizações e até lugares.

Como obter a certificação PMI?

A RC PROJETOS & NEGÓCIOS têm cursos preparatórios para obtenção da Certificação PMP® com uma das maiores taxas de aprovação no Brasil: mais de 95% na primeira tentativa, e com uma forma de garantia, que significa que caso um dos alunos faça a prova e seja reprovado ele pode refazer o curso inteiro gratuitamente, e com total apoio personalizado para entender o que houve, onde está o problema, e sendo acompanhado até virar PMP.

A partir da certificação, os gerentes de projetos vão aprender a trabalhar dentro de uma cadeia de valor, com um processo de desenvolvimento totalmente diferenciado, a partir do conhecimento orientado pelo Guia PMBOK®. Mas não de uma forma bitolada. É imprescindível conhecer outros modelos, tais como, Canvas, PM VISUAL, Métodos Ágeis, Prince 2 e aí então decidir o que é melhor para o projeto e para a empresa executora.

Ainda tem dúvidas sobre PMI, o que é, PMI significado e  Curso PMI, envie para o meu site: robsoncamargo.com.br

No vídeo abaixo, veja quais são as três competência do triângulo de talentos do PMI®.

 

Ainda tem dúvidas? Envie para o meu site: robsoncamargo.com.br

Sobre o autor

Robson Camargo, PMP, MBA, GWCPM, ASF é professor nos cursos de MBA das Principais Escolas de Negócio do País: FGV, Fundação Dom Cabral e FIA/USP com Certificação PMP – Project Management Professional emitida pelo PMI, MBA em Administração de Projetos pela FEA/USP e Master Certificate pela George Washington. Robson Camargo é autor do livro PM VISUAL e criador do Método PM VISUAL. Sua equipe realiza treinamentos e consultorias em empresas do Brasil e exterior. Robson Camargo está à frente da RC Robson Camargo – Projetos e Negócios, há mais de 11 anos.

As marcas PMP, PMI, PMBOK e a logomarca “REP” RegisteredEducationProvaider são marcas registradas do Project Management Institute, Inc.

 

Deixe seu Comentário

Agenda

Confira nossa programação!

Sobre

É uma empresa de Educação Corporativa oficialmente homologada pelo PMI com o selo de R.E.P. (Registered Education Provider), alinhada com o Triângulo de Talentos do Gerente de Projetos

Você também pode se interessar

Newsletter

Fale com a gente!