Blog

Confira nossas novidades e assine nossa newsletter!

Veja outros Posts

PDCA? Significado: melhoria contínua para seus projetos

PDCA? Significado: melhoria contínua para seus projetos

PDCA? Significado: melhoria contínua para seus projetos

  • 26/12/2019
  • Robson Camargo

 

Será que na vida profissional ou até na vida pessoal haveria um método certeiro de solução de problemas? Existe sim: PDCA. Significado? Bem esta sigla poderia muito bem ter o sinônimo de melhoria contínua porque apresenta um método de solução de problemas para processos e produtos com foco no aprimoramento.

O ciclo PDCA está entre as mais importantes ferramentas de gestão de projetos para os gerentes de projetos, mas apesar de dirigido ao meio corporativo, poderia ser usado para até mesmo em questões individuais. Mais para baixo você vai entender por quê.

Utilizado por empresas do mundo inteiro, o ciclo PDCA, que existe desde antes da Segunda Guerra Mundial mas foi popularizado após esse período, ajuda a elevar o patamar das empresas e de suas iniciativas. Portanto, PDCA significado vai muito além de só solucionar um problema pontual.

Vamos entender então, no ciclo PDCA, o significado de cada letra: a ideia é planejar, fazer, checar e agir de forma que aquele entrave não mais aconteça. Já percebeu alguns aspectos que poderiam ser dirigidos à sua vida?

Qual o significado de PDCA?

O grande do objetivo do ciclo PDCA é entender um problema, como ele surge e como deve ser solucionado. Mas se você quiser saber PDCA, o que é, vai observar como já foi alertado acima que parte do significado de PDCAjá vai estar explicado nas palavras que compõem a sigla: Planejar (Plan), Desenvolver (Do), Checar (Check) e Atuar (Act).

São fases que apresentam o significado da sigla PDCA, que podem ou não acontecer linearmente durante a implementação da ferramenta.

Por isso, dizemos que PDCA significado poderia bem ser entendido como melhoria contínua porque parte da premissa que para resolver um problema é preciso entender aquele problema, avaliar a situação atual e definir ações que devem ser executadas.

À medida que essas ações são executadas, os resultados precisam ser avaliados. Se os resultados forem positivos, o processo é padronizado, mas se os processos não forem satisfatórios, é preciso revisar o PDCA, girar novamente o ciclo e definir novas medidas que poderão resolver o problema. E assim deve acontecer sucessivamente, em todos os processos.

E apesar de você já ter entendido o significado da sigla PDCA em administração ou qualidade,  percebe então como essa linha de atuação poderia até mesmo ajudá-lo a resolver seus problemas pessoais? PDCA, significado: ciclo contínuo, sem fim, sempre no sentido de aprimorar. Dá para usar isso na vida também, não é?

Se cada vez que você tivesse uma questão a resolver, entendesse a questão, avaliasse a situação, definisse e executasse ações e depois checasse esses resultados continuamente, muitas dores de cabeça poderiam ser evitadas.

Vamos à história de qual o significado de PDCA

A história de como o significado de PDCA qualidade começou a ser apresentado para o mundo teve início quando o professor William Edwards Deming seguiu para o Japão para ajudar a empresas de lá a se reestruturarem após a derrota na Segunda Guerra.

Com a economia devastada, foi necessário que uma medida urgente fosse tomada para evitar o colapso da economia do país. E  foi assim que surgiu o método PDCA da forma que conhecemos atualmente.

Sabe o que Deming propôs na ocasião? Aprimorar as propostas do físico norte-americano Walter Andrew Shewert, que já tinha ampla atuação no controle estatístico dos EUA na década de 1920.

Como Deming já era um renomado profissional dedicado aos processos produtivos de qualidade do seu país, sua atuação foi fundamental para popularizar o ciclo PDCA já criado por Shewert ao utilizá-lo de forma efetiva na economia japonesa.

Lá chegando ele trabalhou com os empresários organizando os processos e a qualidade do trabalho. Foi a partir deste ponto que o Japão virou referência em produtividade e eficiência.

Significado PDCA: etapa planejar

Mas apesar de PDCA, significado da sigla, ser aparentemente simples em seu conceito, na prática exige bastante disciplina e atenção.

E a primeira etapa a ser realizada é planejar. E neste ponto, alguns gerentes de projeto vão tentar arrancar os cabelos! Porque no Brasil não temos a cultura de planejar, como ocorre em países como o próprio Japão, Alemanha ou Estados Unidos.

Mas é muito importante, antes de partir para a execução, saber o objetivo que queremos atingir e traçar metas. Não é qualquer caminho que vai te fazer chegar ao destino, é preciso conhecer as melhores rotas.

Para entender melhor, veja um vídeo que abordo esse assunto:

 

Por isso, a etapa de planejar pode ser subdividida em três etapas menores:

- Identificar o problema

Qual é o problema? O que queremos resolver? Por exemplo, pense que um gerente de produção avalie que o processo produtivo da indústria está muito demorado. Então ele vai ter que avaliar indicadores e propor metas, por exemplo, reduzir algumas horas deste processo produtivo até um determinado prazo.

- Análise do problema e das causas

Podemos pensar em análise histórica e comparativa, detalhar mais as situações. Por que o resultado não está bom? No caso do exemplo citado acima, podemos verificar que os atrasos acontecem em alguma determinada etapa produtiva. Então vamos à busca das respostas para  os devidos por quês? Então é aí que vamos atacar o problema.

- Plano de Ação

Se encontramos as causas é preciso definir o que pode ser feito. Pode ser desde a troca de equipamentos que não estão executando bem o trabalho à capacitação de um colaborador, que está desatualizado em relação às novas formas de produzir.

É aqui na etapa de planejar que você determina qual será a metodologia de trabalho que será usada para encontrar a solução. Podemos também pensar em diversas outras ferramentas para conhecer e avaliar os problemas, como o Diagrama Ishikawa ou reuniões de brainstorming, que usam a Inteligência Coletiva para chegar a boas conclusões.

Aqui você já começa a vislumbrar que o significado da sigla PDCA pode ser simples, mas para atingir resultados com a ferramenta é preciso determinação e consistência.

O que é PDCA: etapa desenvolver

Dentro do significado da sigla PDCA, outra etapa imprescindível é a fase de desenvolver, ou seja, executar o plano de ação. E isso acontece logo que o problema é identificado, avaliado e as metas são traçadas.

Tudo o que foi planejado precisa ser claramente repassado à equipe para que ela possa entender a filosofia e real significado do ciclo PDCA. Não dá para identificar problemas e depois ficar de braços cruzados com o Ciclo de Deming ou de Dewert, como a ferramenta também é conhecida. O significado do PDCA, a palavra que permeia tudo, é ação.

As pessoas que serão responsáveis pelo plano de ação devem ser educadas e treinadas, terem competência, autoridade e responsabilidade sobre o que vão executar, seguindo tudo o que foi traçado. E fiquem de olho nos prazos, ter uma boa gestão do tempo também é fundamental para não comprometer o plano de ação.

Significado do PDCA: etapa checar

A próxima etapa logo após a execução do plano de ação ou, às vezes, até mesmo durante a própria execução, é checar se tudo que foi acordado está sendo ou foi feito da forma planejada. É monitorar continuamente.

Na sigla PDCA, o significado das etapas é não deixar nada passar, para que os resultados esperados não sejam prejudicados.

Então, compare o previsto com o que está sendo realizado, identifique possíveis lacunas e avalie se a metodologia de trabalho adotada está sendo eficaz. Aqui é preciso muita disciplina, para executar, checar e atingir as metas propostas.

PDCA significado: etapa atuar nos resultados

Nesta fase, é preciso atuar conforme os resultados vão se apresentando, podem ser positivos ou negativos.

Se for positivo, é porque as metas estão sendo batidas e o plano de ação foi bem executado. Então esse plano traçado é padronizado, aplicado como um padrão da empresa, para garantir futuros bons resultados.

Mas caso os resultados não tenham sido positivos, é preciso realizar ajustes. É preciso girar novamente o Ciclo PDCA, é preciso voltar no planejamento e verificar o que está impedindo os bons resultados, a identificação do problema pode não ter sido eficiente ou as análises não terem sido consistentes ou até mesmo as ações podem não ter sido bem desenvolvidas e a checagem ter falhado.

 Mas mesmo que os resultados sejam positivos, lembre que se PDCA tem significado de melhoria contínua, então esse ciclo não tem fim. Essas quatro etapas estão sempre sendo executadas nas empresas que adotaram o método. Para aquelas que têm disciplina, a ferramenta gera muita eficiência nos processos e maturidade na gestão.

Entendeu o que é PDCA com significado de resolução de problemas e melhoria contínua? Caso tenha mais dúvidas, entre em contato pelo LinkedIn, e-mail ou pelo site: robsoncamargo.com.br

 

Sobre o autor

Robson Camargo, PMP, MBA, GWCPM, ASF é professor nos cursos de MBA das Principais Escolas de Negócio do País: FGV, Fundação Dom Cabral e FIA/USP com Certificação PMP – Project Management Professional emitida pelo PMI, MBA em Administração de Projetos pela FEA/USP e Master Certificate pela George Washington. Robson Camargo é autor do livro PM VISUAL e criador do Método PM VISUAL. Sua equipe realiza treinamentos e consultorias em empresas do Brasil e exterior. Robson Camargo está à frente da RC Robson Camargo – Projetos e Negócios, há mais de 11 anos.

As marcas PMP, PMI, PMBOK e a logomarca “REP” RegisteredEducationProvaider são marcas registradas do Project Management Institute, Inc.

 

 

 

Deixe seu Comentário

Agenda

Confira nossa programação!

Sobre

É uma empresa de Educação Corporativa oficialmente homologada pelo PMI com o selo de R.E.P. (Registered Education Provider), alinhada com o Triângulo de Talentos do Gerente de Projetos

Você também pode se interessar

Newsletter

Fale com a gente!