Blog

Confira nossas novidades e assine nossa newsletter!

Veja outros Posts

PMI: quais certificações impulsionam carreiras de gerentes de projetos?

PMI: quais certificações impulsionam carreiras de gerentes de projetos?

PMI: quais certificações impulsionam carreiras de gerentes de projetos?

  • 4/7/2019
  • Robson Camargo

 

Quando um gerente de projetos chega em um ponto em que percebe precisar de mais conhecimento para catapultar sua carreira, as certificações do PMI são soluções certeiras para atingir esse objetivo.

Para o PMI, PMP®  é a certificação mais renomada, que alça o gerente de projetos a um outro patamar. Mas há também diversos certificados para os vários pontos da carreira do profissional, a partir de especialistas em determinados processos dos projetos.

Vamos aproveitar para falar sobre essas certificações que vão garantir novas oportunidades de desenvolvimento profissional.

O que é PMI?

Sediado nos Estados Unidos, o Project Management Institute (PMI) é a maior associação profissional para gerentes de projeto. Além disso, foi a primeira instituição a conceder uma credencial específica para essa categoria de profissionais.

Toda a educação relacionada à area é apresentada pelo Instituto com padrões que já foram reconhecidos no mundo inteiro e programas de certificações, baseados em estudos acadêmicos e pesquisas de mercado que garantem as boas práticas do gerenciamento de projetos.

Para desenvolver um programa completo de certificações, o PMI também conta com a colaboração de experientes gerentes de projetos (project management) de todas as áreas do mundo inteiro, tanto do setor privado quanto do público.

O PMI também organiza e supervisiona o documento do conjunto de conhecimentos em gerenciamento de projetos, conhecido como Guia  PMBOK®  (Project Management Body of Knowledge). Ou seja, os termos PMI PMBOK®  sempre caminham juntos.

Todos esses padrões, programas e portfólios apresentados pelo PMI são credenciados pela Organização de Padrões Internacionais (ISO).

 O que são certificações PMI?

Um certificado de gerenciamento de projetos é bom não só para o profissional, mas também para as empresas que contam com o know how dele. Uma certificação PMI vai aprimorar as habilidades e revelar credenciais muito importantes.

Segundo dados do site do próprio PMI, os recursos profissionais e pesquisa do instituto geram valor para mais de 2,9 milhões de profissionais em todo o mundo.

No próprio site do PMI, a associação leva a 6 reflexões que poderão ser determinantes para a escolha da metodologia PMI:

-          Os certificados indicam que você tem excelência na prática da disciplina gerenciamento de projetos;

-          As certificações credenciam seus conhecimentos e habilidades;

-          As certificações do PMI ajudam o gerente de projetos a ter melhores oportunidades na carreira porque são a comprovação de sua competência nos processos de gerenciamento;

-          Para o PMI, certificação é um holofote para ter mais reconhecimento de empregadores;

-          Com um certificado de gerenciamento de projetos do PMI, o profissional vai obter, sem sombra de dúvida, uma vantagem competitiva no mercado.

-          Com a ajuda do PMI, certificação é um requisito que ajuda o gerente de projetos a ter melhores rendimentos.

 

Certificações de gestão de projetos (PMI)

Depois de decidir que vai investir no seu aprimoramento profissional, a primeira coisa a pensar é qual certificação está mais adequada ao ponto que você está em sua carreira:

Certificação PMP® – Profissional de Gerenciamento de Projetos (PMP): esse é o certificado com maior reconhecimento para gerentes de projetos no mundo inteiro. Para os gerentes que já têm uma boa bagagem profissional e querem aprimorar conhecimentos e soft skills para dar um verdadeiro salto em sua carreiras, essa é a ideal.

Certificação CAPM® – Técnico Certificado em Gerenciamento de Projetos: esse certificado é ideal para quem já é patrocinador de projetos, iniciante em gerenciamento de projetos, ou é um profissional técnico que gostaria de obter mais conhecimento na área. Segundo o PMI, muitas empresas já estão reconhecendo o valor de um certificado CAPM no currículo de um profissional, especialmente, aqueles que ainda estão optando quais os melhores caminhos para sua carreira.

Certificação PgMP® – Profissional de Gerenciamento de Programas: foi elaborada para gerentes de projeto  que tocam múltiplos projetos complexos que estão interrelacionados e precisam de bons resultados estratégicos e organizacionais.

Certificação PMI-SP® – Profissional em Gerenciamento de Cronograma: é uma certificação de especialista que credencia a competência e conhecimento do profissional para desenvolver, manter e gerenciar cronogramas de projetos.

Certificação PMI-RMP® – Profissional em Gerenciamento de Riscos: para obter bons resultados em gerencimento de projetos a análise dos riscos é fundamental. Esse certificado de especialista vai garantir competência ao profissional na identificação, avaliação e gerenciamento dos riscos do projeto,  e isso vai minimizar eventuais ameaças e possibilitar aproveitamento das oportunidades.

Certificação PfMP® - Profissional de Gerenciamento de Portfolio do PMI: para quem já é gerente de portfólio e que busca comprovar sua capacidade de gerenciar e alinhar diretrizes estratégicas e objetivos organizacionais, esse certificado vai garantir expertise na área .

Certificação PMI-ACP® – Profissional Certificado em Métodos Ágeis do PMI: é um certificado elaborado para profissionais que utilizam metodologias e práticas ágeis para gerenciar seus projetos.

Certificação PMI-PBA® - Profissional em Análise de Negócios do PMI: esse certificado é  para analistas de negócios que trabalham em projetos e programas, além de gerentes de projetos e programas que realizam análises de negócios como parte de seu trabalho.

Mas como obter certificação PMI? 

Em primeiro lugar, é preciso fazer os cursos preparatórios ou até mesmo se preparar de forma autodidata, e fazer as provas de certificação.

Na Robson Camargo Projetos & Negócios, há cursos preparatórios PMP® tanto de forma presencial, como de forma on-line, que aprovam mais de 90% dos candidatos na primeira tentativa da prova.

Neste curso preparatório, todo o suporte necessário para ir bem no exame de certificação serão fornecidos pelos professores, bem como uma organização de estudos de capítulo a capítulo do PMBOK, que é onde está todo a matéria para as provas.

A metodologia de estudos é exclusiva, baseada na Universidade de Princeton (EUA). Além disso, o curso preparatório também tem garantia  e aula experimental.

Como fazer para ser credenciado pelo PMI?

Agora que você já sabe sobre PMI, o que é, a próxima pergunta deve ser como se credenciar ao instituto.

Após aprovado na certificação, é possível ser um associado individual do PMI, o que também vai garantir alguns benefícios ao profissional, como um acesso gratuito a todas as publicações do site, que vão proporcionar mais respaldo na prática da profissão.

Para se filiar, é preciso entrar no site (www.pmi.org) e seguir os passos para realizar a filiação. Atualmente a taxa é de US$ 129 para os profissionais.

Então, fique sabendo que uma certificação do PMI tem um grande valor para a sua carreira. Alguns especialistas até defendem que o custo-benefício de uma certificação é até mais vantajoso do que um MBA em Gestão de Projetos.

Entendeu a importância das certificações do PMI?

Agora veja a minha opinião sobre as certificações:

 

 

Sobre o autor

Robson Camargo, PMP, MBA, GWCPM, ASF é professor nos cursos de MBA das Principais Escolas de Negócio do País: FGV, Fundação Dom Cabral e FIA/USP com Certificação PMP – Project Management Professional emitida pelo PMI, MBA em Administração de Projetos pela FEA/USP e Master Certificate pela George Washington. Robson Camargo é autor do livro PM VISUAL e criador do Método PM VISUAL. Sua equipe realiza treinamentos e consultorias em empresas do Brasil e exterior. Robson Camargo está à frente da RC Robson Camargo – Projetos e Negócios, há mais de 11 anos.

As marcas PMP, PMI, PMBOK e a logomarca “REP” RegisteredEducationProvaider são marcas registradas do Project Management Institute, Inc.

Deixe seu Com

Deixe seu Comentário

Agenda

Confira nossa programação!

Sobre

É uma empresa de Educação Corporativa oficialmente homologada pelo PMI com o selo de R.E.P. (Registered Education Provider), alinhada com o Triângulo de Talentos do Gerente de Projetos

Você também pode se interessar

Newsletter

Fale com a gente!