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Como os gerentes de projeto podem gerar ideias criativas para seu novo projeto?

Como os gerentes de projeto podem gerar ideias criativas para seu novo projeto?

 

Como os gerentes de projeto podem gerar ideias criativas para seu novo projeto?

 

Todo projeto começa à partir de um problema ou oportunidade identificada. E muitas vezes a solução vem a partir da ideia de um executivo ou de um especialista, em 30 segundos. Por ter vindo de uma pessoa com reconhecimento a ideia não é questionada. Simplesmente implementam-na e somente depois do projeto ser implementado é que vai dar-se conta de que não era a melhor ideia, e que a empresa apenas gastou dinheiro, tempo e perdeu o “timing” do mercado. Aí já era.

 

Atualmente vivemos em um mundo VUCA, onde perder tempo, dinheiro e “timing”  virou artigo de luxo. Existe uma máxima que dizemos: “se tiver que errar, que seja rápido e barato”, origem do termo “fail fast”.

 

É justamente aí que surgem métodos e formas de pensarem em ideias para os projetos, ou seja, para resolver os problemas e oportunidades que surgem. Existem diversas maneiras, mas uma delas, muito usada é o DESIGN THINKING.

 

O Design Thinking é um processo criativo, com um pensamento crítico, onde aprofunda-se no estudo do problema ou oportunidade, descobre uma variedade de soluções possíveis, através de técnicas de pesquisa e brainstorming, e dentre todas, escolhe a melhor ideia, baseado em critérios.

 

Existem diversas técnicas para aplicar o Design Thinking, mas não vamos explorá-las neste artigo, mas sim, algumas formas que podem ajudar a inspirar boas ideias ao realizar sessões de Design Thiking.

 

Ideias criativas estão entre as coisas essenciais que ajudam no sucesso de qualquer projeto. Não importa que tipo de projeto você tenha e em qual setor você atua, se você tiver ideias criativas e inovadoras para resolver problemas e concluir tarefas, o sucesso é inevitável.

 

Ao encontrar ideias criativas para seus projetos, você pode facilmente criar estratégias que superam os concorrentes e produzem resultados extraordinários. Mas há um problema.

 

Embora a maioria dos gerentes de projeto seja criativa o suficiente para encontrar ideias e soluções inovadoras e exclusivas, às vezes eles ficam sem ideias. Nesse momento, eles precisam de alguma ajuda de fontes externas. E este artigo é sobre essas fontes.

 

Este artigo discutirá como os gerentes de projeto podem obter ideias criativas para suas sessões de Design Thinking e, consequentemente, para os seus projetos.

 

Vamos mergulhar!

Leia estudos de caso

Como gerente de projetos, você deve sempre saber as novidades do setor e o que os outros fazem para concluir projetos e obter excelentes resultados. Para esse propósito, você deve ler com frequência livros, periódicos e estudos de caso.

 

Os estudos de caso podem ser muito úteis para obter ideias únicas e excelentes para projetos.

 

Normalmente, os estudos de caso são desenvolvidos para executivos que trabalham em diferentes domínios. Eles são criados para ajudá-los a aprender com as experiências dos outros.

 

Além disso, a maioria dos estudos de caso cobre todos os ângulos para que os leitores possam analisar vários fatores por trás de certos fenômenos.

 

Ao ler os estudos de caso, você pode julgar quais ideias são bem-sucedidas ou fracassam no mercado. Além disso, você também pode aprender mais sobre o comportamento do consumidor e os fatores externos que desempenham um papel fundamental no sucesso de algumas ideias e no fracasso de outras.

 

Portanto, os estudos de caso são bastante benéficos para os gerentes de projeto, especialmente aqueles que procuram ideias exclusivas para projetos.

Analise seus concorrentes

Se você está procurando algumas soluções exclusivas para o seu próximo projeto, seus concorrentes estão sempre prontos para ajudar. Seus concorrentes podem ter passado por situações semelhantes e também criaram um relatório detalhado sobre que tipo de problemas enfrentaram durante os projetos e como os resolveram. Com um pouco de pesquisa, você pode rapidamente obter ideias deles.

 

Além disso, você pode aprender muito com suas experiências. Por exemplo, se você tem um novo projeto em que precisa criar e executar um plano para aumentar as vendas de uma marca online. Nesse caso, você deve ver as marcas concorrentes (apenas as bem-sucedidas) e analisar quais plataformas e ferramentas promocionais e de marketing elas usam regularmente, seus valores exclusivos de marca e que tipo de conteúdo publicam nas plataformas de marketing.

 

Obter as respostas para todas essas perguntas pode ajudá-lo a criar um plano sólido para melhorar as vendas. Ao observar seus planos, você também pode obter algumas ideias criativas para tornar suas estratégias mais frutíferas do que os concorrentes. Além dos concorrentes locais, você também pode explorar os planos estratégicos dos profissionais de marketing de outras localidades.

 

Pode dar-lhe ideias até para os seus projetos seguintes.

Explore a mídia social

A mídia social também é um excelente lugar para obter ideias e soluções exclusivas. Pessoas de diferentes origens, escolas de pensamento e expertise estão presentes nas plataformas de redes sociais. Eles regularmente compartilham seus pensamentos e experiências com os outros para educar e entreter os outros. Essa é uma oportunidade para você. Vá buscar ideias em seu conteúdo.

 

Siga as pessoas experientes em seu setor e em outros setores em todo o mundo para obter ideias das mídias sociais.

 

Além disso, junte-se a alguns grupos e páginas que compartilham regularmente dados audiovisuais relacionados ao seu campo. Em breve, seu feed de mídia social será preenchido com o conteúdo compartilhado por esses criadores.

 

Observá-los ajudará você a obter dezenas de ideias únicas e criativas que você pode utilizar. Quanto mais você assiste a esse conteúdo, mais ideias você obterá dele, e seu cérebro também começará a desenvolver ideias.

 

Portanto, encare as mídias sociais como mais do que uma plataforma de entretenimento e comunicação; olhe para ela como uma escola na qual você pode aprender.

Observe seu ambiente em busca de ideias

Normalmente, as pessoas ignoram o que as rodeia e procuram ideias em diferentes plataformas online. No entanto, as soluções às vezes estão vagando em torno deles. Nosso entorno nos dá muitas ideias e dicas sobre como podemos resolver problemas específicos.

 

Se você desenvolver suas habilidades criativas, também deve trabalhar em suas habilidades de observação. A observação pode lhe dar mais ideias do que a internet.

 

Por exemplo, se você está procurando soluções para sua nova campanha de marketing, observe as técnicas que os fornecedores e profissionais de marketing locais usam para atrair seus clientes. Você receberá toneladas de ideias deles. Eles podem lhe dar algumas ideias para conteúdo e campanhas publicitárias. Lembre-se de que as ideias estão sempre ao seu redor; você só precisa explorá-los.

Faça um brainstorm de ideias com sua equipe

Para ideias criativas, você também pode envolver sua equipe e debater ideias com eles. Eles também podem ajudá-lo a obter ideias únicas e excelentes que podem ajudá-lo a criar um ótimo plano para o seu projeto. Sua equipe também tem o mesmo tipo de experiência que você porque todos trabalham nos mesmos projetos. Também é possível que eles tenham algumas ideias valiosas que são melhores que as suas. É por isso que a maioria dos gerentes de projeto envolve seus colegas nas discussões e recebe suas opiniões sobre diferentes projetos. Mesmo que você não obtenha novas ideias de sua equipe, elas podem ajudá-lo a melhorar as que você tem. Então, há uma situação ganha-ganha para você.

 

Use os mecanismos de pesquisa de imagens para ideias pictóricas

 

Quando se trata de idéias sobre dados pictóricos, nada é melhor do que pesquisar por imagem técnica. Quer você queira ideias para imagens de produtos, infográficos, fotografias, logotipos ou quaisquer outros dados pictóricos, você não obterá mais ideias de nenhum outro lugar do que mecanismos pesquisa por foto.

 

Quando os usuários pesquisar por imagem nessas plataformas, eles recuperam dados de todas as plataformas online. Portanto, se uma foto é carregada em um site ou em uma plataforma de rede social, se ela corresponder à entrada, os mecanismos de pesquisa reversa de imagens a mostrarão aos usuários.

 

Além disso, você não obtém dados de um único local, portanto, também pode verificar que tipo de dados pictóricos os gerentes de produto de outros países usam para seus projetos. É assim que você pode obter toneladas de ideias para seus próximos projetos.

 

A melhor coisa sobre esses mecanismos de pesquisa é que eles permitem que os usuários procurar por imagem, palavras-chave e até URLs de sites. Portanto, seja qual for o tipo de entrada que você preferir, essas plataformas online podem buscar os dados necessários para você.

 

Conclusão

Os gerentes de projeto geralmente têm anos de experiência em suas malas e raramente faltam ideias e soluções criativas para seus projetos.

 

Porém, quando não encontram solução para um problema, a internet e seu entorno estão sempre presentes. Eles só precisam observar minuciosamente seus arredores e aprender quais plataformas online podem ajudá-los a ter ideias. Depois de fazer isso, eles podem obter toneladas de ideias para cada projeto.

 

Sobre o autor:

Robson Camargo, PMP, MBA, GWCPM, ASF, PSM-I, DALSM é professor nos cursos de MBA das Principais Escolas de Negócio do País: FGV, Fundação Dom Cabral e FIA/USP com Certificação PMP – Project Management Professional emitida pelo PMI, MBA em Administração de Projetos pela FEA/USP e Master Certificate pela George Washington. Robson Camargo é autor do livro PM VISUAL e criador do Método PM VISUAL e autor do livro Gestão Ágil de Projetos, ambos editados pela Editora SAraiva. Além disso, mestrando em Gestão da Competitividade com foco em TI e Transformação Digital. Realiza treinamentos e consultorias em empresas do Brasil e exterior e está à frente da RC Robson Camargo – Projetos e Negócios, há mais de 17 anos.

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É uma empresa de Educação Corporativa oficialmente homologada pelo PMI com o selo de R.E.P. (Registered Education Provider), alinhada com o Triângulo de Talentos do Gerente de Projetos

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