Blog

Confira nossas novidades e assine nossa newsletter!

Veja outros Posts

Modelo de Canvas para o gerenciamento de projetos

Modelo de Canvas para o gerenciamento de projetos

 

Muitas pessoas da área de Gerenciamento de Projetos trabalham com Canvas de Projetos, que é um modelo de Canvas dentre tantos que existem. Mas o que é isso?

A palavra “Canvas” significa quadro ou tela. No meio corporativo, inspirado nos quadros e telas, o suíço Alexandre Osterwalder criou o Business Model Canvas, o primeiro Modelo de Canvas utilizado dentro nas empresas.

A ideia do BMC ou do Quadro de Modelos de Negócios é fazer o Business Plan, um Plano de Negócio macro, ou seja, planejar e visualizar as principais demandas de um negócio, para  qualquer setor, de uma forma muito mais rápida e barata do que fazer um Business Plan no modo tradicional, como um primeiro rabisco.  

Longe de substituir a elaboração completa de um Business Plan da forma tradicional, completa.

O Business Model Canvas em português pode ser encontrado na internet, porém o original está em inglês mesmo.

Continue lendo e entenda o que é Canvas e a importância de utilizar essa ferramenta no gerenciamento de projetos.

 

Modelo de Canvas: ideia da arte que inspirou o mundo corporativo

business model canvas

O conceito e modelo Canvas  começou a ser espalhado pelo mundo, usado no meio corporativo pra várias aplicações, por exemplo, para fazer coaching de carreira, da área de  Recursos Humanos, apresentações, controle de pacientes em hospitais, entre outros. 

Alguns CANVAS que eu criei: 1. Canvas para montar uma apresentação, 2. Canvas para detecção de problemas empresariais e busca da melhor solução, aplicando o conceito de Design Thinking, 3. Canvas de Projetos e 4. sua expansão, em outros 7 Canvas, que é o PM VISUAL. Credo!!! Que vício em Canvas.

O Canvas de projetos do PM VISUAL, também chamado de PM CANVAS, tem como base inicial colocar em uma lâmina, no Excel ou impresso no tamanho  A1, todas as informações que compõe um Plano de Projeto a nível macro, que de certa forma pode ser considerado o termo de abertura do projeto.

A elaboração do Canvas de Projetos do PM VISUAL é um trabalho que dura cerca de 2 horas e gera um nível de confiabilidade de 16% quanto às estimativas de prazo e custos do projeto trabalhado.

 

PM VISUAL: o PM Canvas expandido - um modelo detalhamento em outros 7 Canvas

No Canvas de projetos inicial do PM Visual, a lâmina original recebe uma explosão em outras 7 lâminas: Escopo, Prazo, Custo, Equipe (Recursos Humanos), Comunicação, Riscos e Aquisições (compras necessárias para o projeto).

Para realizar o detalhamento destas outras lâminas (e por que não dizer, desses outros Canvas?), serão necessárias mais 6 horas de trabalho, totalizando oito horas, de forma colaborativa, junto com toda a equipe do gerenciamento de projetos.

Ou seja, um único dia de trabalho, que vai promover um aumento no índice de confiabilidade dos resultados de projeto para 68%.

Para ajudar na visualização do projeto como um todo, o Canvas de cada área é discutido e as ideias que vão surgindo e ganhando destaque com post-its coloridos.

 

Muita gente sempre quer saber por que o uso dos post-its neste processo, quando se faz presencialmente utilizando papel? Lembre-se que dá para fazer no excel, presencialmente ou remotamente

Quando presencialmente, utilizando papel, os post-its ajudam que as pessoas pensem de forma mais livre, ampliando muito a discussão e a criatividade dos profissionais envolvidos.

Quando as pessoas trabalham em computador, projetando as lâminas, ao invés de usar os post-its, isso também ajuda muito o processo de criatividade e discussão, principalmente depois que as pessoas se adptaram com softwares como Zoom, pós pandemia.

Podemos dizer o uso do PM Canvas ou PM VISUAL só tem vantagens, pois ajuda a um grupo discutir, montar uma boa visão do plano do projeto e gera um baita engajamento.

PM VISUAL e seus 7 Canvas: lâminas com padrões

pm visual

No PM VISUAL - Project Model Visual de Projetos cada lâmina tem um objetivo e um modelo:

  • A primeira lâmina é a explosão dos entregáveis , que se refere ao Escopo do projeto
  • A segunda lâmina de Prazo,  permite fazer um cronograma de 25 linhas, que fora do Brasil é chamada de Master Plan ou High Level Plan, ou seja, um cronograma executivo;
  • A terceira lâmina é o Orçamento, você monta o fluxo de desembolso do projeto;
  • A quarta é a lâmina de Recursos Humanos, da equipe, onde você monta uma matriz de responsabilidades e organograma do projeto;
  • A lâmina número 5 é a parte de Comunicação, onde você monta o plano de comunicação, e combina as reuniões do projeto;
  • A lâmina número 6 é a análise qualitativa dos riscos, contendo a probabilidade e o impacto de cada risco;
  • A lâmina número 7 é o mapa de aquisições, onde você lista tudo que tem que comprar para o projeto.

Pra detalhar mais didaticamente cada parte do Canvas  e cada lâmina, existe um livro de minha autoria “PM Visual”, publicado pela Editora Saraiva e vendido nas mais diversas livrarias.

LINK DA AMAZON:

https://www.amazon.com.br/PM-visual-Project-projetos-simples/dp/8553131696/ref=sr_1_1?__mk_pt_BR=%C3%85M%C3%85%C5%BD%C3%95%C3%91&crid=2AE4F0QATH0K1&keywords=pm+visual&qid=1675366681&sprefix=pm+visual%2Caps%2C238&sr=8-1

 

Além disso temos um curso on line gravado ou ao vivo. Ao vivo, basta acessar a agenda de cursos em nosso site:

https://robsoncamargo.com.br/agenda

 

 

Além disso, também é possível fazer download das lâminas no meu site na aba “Materiais”. Acesse: robsoncamargo.com.br

Além dessas duas maneiras de conhecer melhor o modelo do uso de vários Canvas de projetos, outro meio são os cursos pelo sistema EAD (Ensino à Distância), que podem ser adquiridos on-line e estão disponíveis em vídeo, também disponível no site robsoncamargo.com.br.

O primeiro detalha o Canvas e já está no ar. O segundo é “PM Visual”, e vai ao ar em cerca de um mês.

 

Curso Canvas de Projetos e PM Visual

Para os cursos gravados, basta acessar o link abaixo:

https://www.udemy.com/course/pm-visual/ ou https://www.udemy.com/course/canvas-do-pm-visual/, do PM Visual e o PM CANVAS, respectivamente.

Curso PM VISUAL

É preciso fazer todas as lâminas do plano de projetos Canvas?

Depende do tamanho do projeto, ou seja, para muitos projetos pequenos, o Canvas sozinho, isolado, vai ser o suficiente.  Em alguns o Canvas inicial do PM VISUAL, mais o PBS-Product Breakdow Structures (definição do escopo) e o Cronograma de 25 linhas.

Pra outros projetos um pouco maiores, você vai precisar detalhar um pouco mais, então quer dizer, pelo menos fazer o PM Visual completo.

E para uma empreitada grande, por exemplo, uma Usina Hidrelétrica, ou um projeto de TI imenso, é necessário fazer uma pasta mais detalhada.

É claro que ao pensar em como elaborar um projeto se a gente fizer todas as lâminas, tanto a equipe quanto o próprio gerente de projetos vão ter uma visão muito maior, mais detalhada, mais completa a respeito daquele job, trabalho ou projeto.

E lembre-se: nada impede de o gerente de projetos fazer apenas o Canvas inicial, com parte do escopo e a lâmina de cronograma, ou seja, ele pode fazer só essas três. Se quiser.

Importante é dizer que o detalhamento cada vez maior vai gerar mais índices de confiança nas estimativas de prazo e custo gerando bons resultados.

Uma pasta detalhada, mais completa ainda, vai levar alguns dias ou semanas pra fazer, porque o detalhamento de cada item é muito maior, por exemplo, do escopo, cronograma, do orçamento. Mas neste caso a confiabilidade das estimativas sobe para 84%.

Não vale a pena?

Espero ter ajudado! Qualquer dúvida, entre em contato no site. Terei muita satisfação em responder as questões.

 

 

Sobre o autor

 

Robson Camargo, PMP, MBA, GWCPM, ASF é professor nos cursos de MBA das Principais Escolas de Negócio do País: FGV, Fundação Dom Cabral e FIA/USP com Certificação PMP® – Project Management Professional emitida pelo PMI, MBA em Administração de Projetos pela FEA/USP e Master Certificate pela George Washington. Robson Camargo é autor do livro PM VISUAL e criador do Método PM VISUAL. Sua equipe realiza treinamentos e consultorias em empresas do Brasil e exterior. Robson Camargo está à frente da RC Robson Camargo – Projetos e Negócios, há mais de 11 anos.

 

As marcas PMP, PMI, PMBOK e a logomarca “REP” RegisteredEducationProvaider são marcas registradas do Project Management Institute, Inc.

Deixe seu Comentário

Agenda

Confira nossa programação!

Sobre

É uma empresa de Educação Corporativa oficialmente homologada pelo PMI com o selo de R.E.P. (Registered Education Provider), alinhada com o Triângulo de Talentos do Gerente de Projetos

Você também pode se interessar

Newsletter

Fale com a gente!