Blog

Confira nossas novidades e assine nossa newsletter!

Veja outros Posts

Qualificação profissional para gerentes de projeto

Qualificação profissional para gerentes de projeto

 

Um gerente de projetos precisa ter diversas habilidades pessoais que o  credenciam para o cargo, mas a qualificação profissional dele também deve ser item imprescindível.

Além de uma formação universitária, que pode ser em áreas diversas, como engenharia, administração, arquitetura, tecnologia da informação e outras, as funções do gerente de projetos exigem habilidades que podem ser incrementadas com diversos cursos de qualificação profissional.

Leia aqui o que pode ser ampliado e melhorado em seus atributos profissionais.

Qualificação profissional: porta aberta no mercado de trabalho

 

A importância da qualificação profissional nos dias atuais não tem medidas.

Além da formação universitária, os profissionais de gerenciamento de projetos precisam investir em pós-graduação, MBA e certificações internacionais, ou seja, nunca devem parar de estudar.

Mas o que é qualificação profissional?

É justamente um complemento da educação formal, uma forma de ampliar as habilidades técnicas e humanas para desenvolver o que for necessário, além de se especializar em determinadas áreas para realizar um trabalho com expertise.

Como um gerente de projetos precisa pensar de forma global ao planejar, executar e acompanhar os projetos, nada melhorar que estudar as muitas possibilidades dos assuntos para desenvolver uma visão cada vez mais ampla sobre o que lhe é exigido.

Pense bem: o gerente de projeto precisa ter uma liderança nata, saber como montar a melhor equipe para um projeto, ser comunicativo e promover a comunicação entre a equipe e os clientes ou diretores e diversos outros setores da empresa, saber negociar, ser organizado, gerenciar crises, ser persistente e decidido.

Que outra maneira para amplificar todos esses atributos do que investir na qualificação profissional?

Antigamente, poderia até ser que os gerentes de projetos fossem aprendendo com a experiência e desenvolvendo seus próprios métodos, mas atualmente os diversos cursos de qualificação profissional prometem prepará-los para essas etapas, de forma que fiquem mais prontos a assumir os riscos e atingir objetivos.

Qualificação profissional: exemplo de formação

 

Outra vantagem de investir na qualificação profissional é adquirir perfil multidisciplinar.

Com esses novos conhecimentos, o gerente de projetos amplia sua área de atuação, ou seja, alguém que já atua no mercado financeiro, pode se credenciar também a atuar no setor de sustentabilidade, hidrelétrico ou TI.

Um exemplo de curso de qualificação profissional para os profissionais da área é o MBA de Gerenciamento de Projetos, disponíveis em instituições conceituadas do país.

É um curso de pós-graduação em nível de especialização, que podem realizados tanto de forma presencial como online.

Neste MBA, o gerente de projetos pode aprender diversos modelos gerenciais, criar visão estratégica, administrativa e gerencial do mercado e dos negócios, desenvolver liderança empreendedora, aprender a prever tendências, para otimizar as ações do dia a dia e até dominar as novas tecnologias do setor.

Além dele, também podemos citar outros cursos de atualização como Gerenciamento da Comunicação e Stakeholder de Projetos ou Gerenciamento do Escopo do Projeto.

Ou seja, são todos cursos que conferem uma visão maior a respeito das funções exigidas para o profissional.

As certificações também se fazem cada vez mais exigidas pelo mercado de trabalho quando se fala em profissional de gerenciamento de projetos.

Ser um profissional certificado aumenta a credibilidade do currículo e confere um poder muito maior de empregabilidade.

Outras duas certificações muito exigidas que revelam a importância da qualificação profissional dos gerentes de projetos são as internacionais Certificação PMP® e Certificação Scrum.

O certificado PMP® (Project Management Professional) é conferido pelo PMI® (Project Management Institute), localizado na Filadélfia, nos Estados Unidos.

Atualmente, essa certificação tem tomado um espaço até maior nas exigências do mercado do que o MBA.

Conferida pelo instituto mais renomado do mundo na área de gerenciamento de projetos, vai ampliar o leque de atuação do profissional e ainda gabaritá-lo a seguir um Código de Conduta Profissional.

Já a Certificação Scrum garante uma gestão mais dinâmica dos projetos, tem foco nas pessoas e permite um trabalho por meio de entregas mais rápidas e frequentes, de forma parcial, visando o que é melhor para o negócio em termos de timing. Nada que não possa ser feito no modelo tradicional, chamada cascata, waterfall ou preditivo.

A certificação Scrum Master é conferida por pelo menos cinco entidades internacionais: a EXIN (da qual somos credenciados), Scrum Alliance, Scrum.org, o PMI® (Professional Management Institute) e SCRUMstudy SMC.

Ferramentas que ajudam no desempenho profissional

qualificacao profissional (2)

Além disso, o profissional de gerenciamento de projetos também precisa investir em alguns cursos que são ferramentas importantes para a realização do seu trabalho com garantia de sucesso.

Entre eles, podemos citar alguns treinamentos aqui da própria RC, como Design Thinking, Métodos Ágeis, Fundamentos do Gerenciamento de Projetos, PM VISUAL,  Treinamentos Comportamentais, tais como Técnicas de Negociação, Liderança, Técnicas de Apresentação, Gestão do Tempo Produtividade e Eficiência Pessoal, dentre outros.

O Design Thinking é uma ferramenta de inovação, na qual por meio de um novo modelo mental podemos encontrar soluções para os problemas e desafios das organizações, e principalmente encontrar o melhor projetos a ser implementado, ao invés de começar a fazer um projeto que foi idealizado “apenas” baseado no feeling e experiência de um executivo.

O problema é que muitos desses projetos aprovados baseados apenas no feeling são cancelados depois de um tempo do seu início, sempre acompanhado de frases como “é... acho que essa não foi uma boa ideia, é melhor parar”. Mas e o que já foi gasto até o momento? Já foi!

O nosso treinamento de Métodos Ágeis Scrum prepara para os profissionais sobre todos os conceitos para uso imediato no dia a dia, além de preparar o participante para fazer a prova de certificação ASF Agile Scrum Foundation,  da instituição EXIN.

Já o curso de Fundamentos do Gerenciamento de Projetos tem por objetivo mostrar conceitos e técnicas internacionais baseadas nas práticas proposta pelo PMI®. Esse curso temos um módulo introdutório básico de 8 horas, assim como programas de 16, 24, 40, 64, 80 e 120 horas. Porém esses últimos apenas na modalidade In Company, a serem realizados para grupos nas empresas.

Além disso, a RC também tem o curso preparatório para a Certificação PMP® (Project Management Professional) emitida pelo PMI®. E sobre esses, somos a empresa que mais prepara pessoas no Brasil, com uma das maiores ou talvez a maior taxa de aprovação no Brasil, mais de 90%.

Para falar a verdade, são raras as pessoas que não são aprovadas conosco na primeira tentativa.

Quando isso ocorre, damos todo o suporte e apoio até que o profissional se torne PMP, conforme seu objetivo, permitindo inclusive que o participante refaça o curso gratuitamente, como uma garantia no nosso método, que é único e foi criado baseado em estudos realizados na Universidade de Princeton.

Sobre o autor

 

Robson Camargo, PMP, MBA, GWCPM, ASF é professor nos cursos de MBA das Principais Escolas de Negócio do País: FGV, Fundação Dom Cabral e FIA/USP com Certificação PMP – Project Management Professional emitida pelo PMI, MBA em Administração de Projetos pela FEA/USP e Master Certificate pela George Washington. Robson Camargo é autor do livro PM VISUAL e criador do Método PM VISUAL. Sua equipe realiza treinamentos e consultorias em empresas do Brasil e exterior. Robson Camargo está à frente da RC Robson Camargo – Projetos e Negócios, há mais de 11 anos.

 As marcas PMP, PMI, PMBOK e a logomarca “REP” RegisteredEducationProvaidersão marcas registradas do Project Management Institute, Inc. 

 

Deixe seu Comentário

Agenda

Confira nossa programação!

Sobre

É uma empresa de Educação Corporativa oficialmente homologada pelo PMI com o selo de R.E.P. (Registered Education Provider), alinhada com o Triângulo de Talentos do Gerente de Projetos

Você também pode se interessar

Newsletter

Fale com a gente!