Blog

Confira nossas novidades e assine nossa newsletter!

Veja outros Posts

Metodologia Scrum: entenda essa abordagem ágil

Metodologia Scrum: entenda essa abordagem ágil

Metodologia Scrum: entenda essa abordagem ágil

  • 12/9/2019
  • Robson Camargo

 

A metodologia Scrum é umas das mais utilizadas dentro dos Métodos Ágeis no gerenciamento de projetos no mundo inteiro.

De acordo com as informações do 12o. State of Agile Annual Report,  70% das equipes de desenvolvimento de software utilizam a metodologia ágil Scrum ou algum híbrido do próprio Scrum.

A metodologia prevê um conjunto bastante simples de papéis, responsabilidades, reuniões e entregas fracionadas que vão enfatizar a tomada de decisões a partir de situações reais.

Como funciona a metodologia Scrum?

A metodologia Scrum para gerenciamento de projetos segue a filosofia dos Métodos Ágeis, que prevê entregas de trabalho fracionadas e são uma alternativa ao método tradicional de gestão de projetos também conhecido como cascata.

Pelo método tradicional ou cascata, a entrega do produto ou serviço é prevista após um longo período de execução.

Na metodologia Agile e Scrum, essas entregas são realizadas em intervalos curtos, que podem durar de 2 a 4 semanas, sempre realizadas com base nas prioridades dos clientes.

Essa filosofia Agile estimula inspeção e adaptação muito mais frequentes, bem como mais envolvimento geral da equipe no projeto, com mais comunicação e foco na entrega de valor ao cliente.

Ainda que tenha começado como metodologia de desenvolvimento de software, o Scrum  mostrou tanta eficiência nos resultados que teve seu uso ampliado para equipes de TI, marketing e outras áreas.

Metodologia ágil Scrum: características

Segundo seus próprios criadores, Ken Schwaber e Jeff Sutherland, no Scrum, metodologia não é bem a palavra, mas sim método científico empírico, ou seja, é com a realização de certas tarefas que os resultados serão conhecidos e somados às próximas etapas.

A cada novo período de trabalho,  conhecido como Sprint, novos dados vão sendo introduzidos, o que pode promover resultados ainda melhores a cada entrega realizada. Um sprint dura no máximo um mês.

A metodologia Agile Scrum segue muitos valores dos Métodos Ágeis mas tem algumas especificações e definições em relação a certas práticas.  É conhecida também por funções de equipe (papéis específicos), cerimônias (reuniões), artefatos e regras.

Os principais artefatos do Scrum framework ou metodologia são: backlog do produto e backlog da sprint.

Os 3 papéis fundamentais na metodologia Scrum são: Scrum Master, Product Owner (Dono do Produto) e Team (equipe). 

Equipe

É um time multifuncional e auto-organizado com todas as habilidades necessárias para fornecer incrementos entregáveis a cada sprint.  

Product Owner

É o principal interessado, que pode ser um cliente interno, externo ou até mesmo um porta-voz, que vai transmitir a missão e valores na metodologia Scrum no ciclo de vida do projeto.  

Scrum Master

É conhecido como o “treinador” da equipe e costuma trabalhar lado a lado com os gerentes de projeto. Está à disposição para resolver todas as questões que envolvem o desenvolvimento do produto e do próprio Product Owner.

Também é responsável para que a equipe trabalhe em consonância com as teorias, práticas e regras discutidas para o projeto.

Metodologia Scrum: passo a passo

Na metodologia Scrum, Sprint serve para promover mais comunicação e sincronia do trabalho. Essas práticas vão promover mais feedbacks no desenvolvimento do projeto.  

-       Antes do início da primeira Sprint é realizada uma reunião de planejamento, para que todos os membros da equipe saibam qual será o seu nível de comprometimento e os itens que poderá absorver na execução do trabalho.

-       Depois, é criada uma backlog da sprint, que são as tarefas que serão executadas durante cada sprint;

-       A partir disso, os membros da equipe participam da Daily Scrum, que são as reuniões rápidas e diárias (daily meeting), que não duram mais que 15 minutos. Nesta reunião, todos da equipe falam o que ocorreu no trabalho no dia anterior, o que está previsto para o dia em questão e podem também relatar possíveis impedimentos de progresso.

-       Ao final de cada Sprint, a equipe realiza uma revisão para demonstrar a funcionalidade do produto ao Product Owner ou qualquer outro stakeholder;

-       Também é realizada uma retrospectiva, que é a reunião final da equipe para aquela sprint, com o Scrum Master e o Product Owner para determinar o que foi bem e o que não foi bem. Essa reunião promove uma oportunidade de melhorias para a próxima sprint.         

Por que utilizar Metodologia Scrum?

Entre as metodologias ágeis, o Scrum vai promover uma substituição de uma abordagem algorítmica programada pela arte de fazer novas descobertas durante o desenvolvimento de um projeto, com mais respeito pela inteligência coletiva a serviço das metas do trabalho e mais auto-organização para resolver problemas complexos e lidar com as imprevisibilidades.

Aprender metodologia Scrum pode trazer diversos benefícios a um time de desenvolvimento de produto:

-       Mais transparência no processo já que todos conhecem o projeto;

-       Maior satisfação de partes interessadas;

-       Melhor dinâmica nas equipes;

-       Mais produtividade;

-       Produtores melhores;

-       Maior rapidez na comercialização de produtos.

Percebeu como na metodologia Scrum todas os procedimentos são importantes para gerar melhores resultados?

Veja esse vídeo para entender sobre as cerimônias que acontecem nos Métodos Ágeis e no Método Cascata:

 

 

Sobre o autor:

Robson Camargo, PMP, MBA, GWCPM, ASF é professor nos cursos de MBA das Principais Escolas de Negócio do País: FGV, Fundação Dom Cabral e FIA/USP com Certificação PMP – Project Management Professional emitida pelo PMI, MBA em Administração de Projetos pela FEA/USP e Master Certificate pela George Washington. Robson Camargo é autor do livro PM VISUAL e criador do Método PM VISUAL. Sua equipe realiza treinamentos e consultorias em empresas do Brasil e exterior. Robson Camargo está à frente da RC Robson Camargo – Projetos e Negócios, há mais de 12 anos.

 As marcas PMP, PMI, PMBOK e a logomarca “REP” RegisteredEducationProvaider são marcas registradas do Project Management Institute, Inc.

Deixe seu Comentário

Agenda

Confira nossa programação!

Sobre

É uma empresa de Educação Corporativa oficialmente homologada pelo PMI com o selo de R.E.P. (Registered Education Provider), alinhada com o Triângulo de Talentos do Gerente de Projetos

Você também pode se interessar

Newsletter

Fale com a gente!