Blog

Confira nossas novidades e assine nossa newsletter!

Veja outros Posts

Premissas de um projeto são itens essenciais para um bom planejamento

Premissas de um projeto são itens essenciais para um bom planejamento

Premissas de um projeto são itens essenciais para um bom planejamento

  • 19/10/2022
  • Robson Camargo

 

Considerar as premissas de um projeto pode ser determinante para que seu objetivo seja alcançado de forma muito bem-sucedida.

Embora nem todos entenda o que é uma premissa de um projeto, normalmente esse termo  vem associado a outro: restrição. Mas vamos explicar direitinho do que se trata cada coisa.

O que são premissas de um projeto?

Quando se pergunta: “Em projetos, qual a definição de premissa?”, saiba que na área do gerenciamento de projetos, as premissas são suposições  do que pode ocorrer. Ou seja, é uma informação que você assume como verdadeira ou certa.

O próprio Guia PMBOK® (Project Management Body of Knowledge) define o que significa premissas de um projeto desta forma. “As premissas de um projeto são eventos ou circunstâncias que se espera que ocorram durante o ciclo de vida de um projeto”.

Perceba a importância de usar essa informação como base de raciocínio para planejar e executar um projeto. Determinar as premissas e restrições em projeto serve para embasar e  respaldar o gerente de projetos em suas escolhas e até estimativas.

Porque quando  um PMP, ou seja, um profissional certificado, elabora um projeto, existem alguns pontos que ainda são incertos ou que dependem de outras partes que não estão sob o controle do gerente ou da equipe.

No entanto, as suposições devem ser precisas para evitar desperdícios de tempo e até mesmo orçamento.

Por isso, ao fazer um business case, inclua essas premissas e restrições de um projeto, exemplos não vão faltar. Essas suposições devem ajudar os stakeholders e equipe a traçar metas e definir estratégias de sucesso.

As suposições sempre vão acontecer?

As premissas em projeto nem sempre acontecem, por isso, o gerente de projetos e sua equipe precisam estar preparados, assumindo até providências prévias, caso o que é premissa venha ou não venha a acontecer.

Por isso, quando se pensa em como fazer as premissas de um projeto, o conceito da Inteligência Coletiva pode ajudar muito. Várias mentes pensando a serviço de uma causa, podem produzir questionamentos e suas devidas soluções.

E todas as áreas precisam determinar as premissas, restrições e riscos em um projeto, podem ser premissas de um projeto de construção civil, de TI ou de uma mostra de arte, premissas de um projeto de calçados, de educação, meio ambiente ou saúde.

Mas lembre-se que para todas as premissas básicas de projeto assumidas, um risco deverá ser criado e gerenciado. Ou seja, estabelecer restrições ou premissas de um projeto é de importância fundamental.

Como fazer premissas de um projeto?

Existe exemplo de premissas em um projeto de vários tipos, vamos conhecer algumas:

-          Tempo: Estou assumindo que não choverá muito nos próximos meses da obra e que isso não impactará o projeto.

-          Financeiro: Vamos assumir que o dolar não vai chegar a R$ 7,00.

-          Design ou desenvolvimento: Vamos fazer o projeto detalhado assumindo que o cliente deve gostar da nosso design logo de cara, na primeira apresentação.

 

É importante que as premissas sejam bastante precisas, inclusive precisam estar documentadas e tratadas como RISCOS, uma vez que, já que é algo que pode ou nao acontecer, tem um risco embutido.

Muitas vezes, quando um risco se torna fato, é preciso desacelerar e retomar o processo, para garantir uma melhor avaliação dos impactos.

 

 

Entender o que são premissas de um projeto é fundamental, eu repito. Mas às vezes fica parecendo jogo de “o que é, o que é: premissas de um projeto?”

É muito comum as pessoas usarem de forma incorreta o termo premissas em projetos. Por isso, eu aconselho colocar o significado explicito ao lado quando usarem em seus documentos e templates nas metodologiaas de gestão de projetos. Muitos confundem com "pré requisito", "requisito", "condição", "restrição". Então, para evitar problemas coloque "Premissa (informações assumidas e que podem se confirmar ou não)".

O que são premissas e restrições de um projeto?

Já vimos que as premissas são informações que são tomadas como verdadeiras para planejar um projeto, ou seja, suposições.

Já a restrição é tudo que limita, restringe, engessa o gerente do projeto, e normalmente, as mais comuns em um projeto são prazos e orçamentos.

Segundo o Guia PMBOK®, restrição é: “Um fator limitante que afeta a execução de um projeto, programa, portfólio ou processo”.

Vamos ver alguns exemplos de restrições de um projeto. Vamos pensar que o dono do empreendimento determine que ele seja construído em 180 dias. Isso é um fator limitador (prazo para entrega da obra).

Olhando os exemplos de premissas de um projeto de construção civil, que teve a restrição do prazo em 180 dias determinado pelo patrocinador, foi assumida como premissa 30 dias de chuvas, que poderão atrapalhar o trabalho.

Então, ao planejar o projeto, o gerente de projeto junto com o profissional técnico vai ter que trabalhar em cima dessas informações, que sempre devem ser tomadas como verdadeiras, ainda que sejam suposições, e tratá-las como riscos, buscando alternativas para mitigar ou eliminá-los.

É preciso se preparar para o que pode acontecer, pode ser que o prazo de 180 dias seja muito curto, não dê margem de folga para a entrega. Neste exemplo, pode ser que não chova tanto, e isso vai dar uma margem de vantagem no prazo;  mas caso chova até mais, esses dias com obra parada ou acontecendo de forma mais lenta já deverão estar previstos.

Lembre-se que  restrição é quando há uma limitação por alguém ou por algum contexto de cenário.

Entendeu o que são premissas do projeto? E restrições? Entender o que é premissa de um projeto ou restrição pode ajudar muito a produzir bons resultados em seus trabalhos.

Veja esse vídeo para entender melhor:

 

 

 

Caso ainda tenha dúvidas, me procure pelo LinkedIn, e-mail ou site: robsoncamargo.com.br

Grande abraço e até a próxima!

Sobre o autor:

Robson Camargo, PMP, MBA, GWCPM, ASF, PSM-I, DALSM é professor nos cursos de MBA das Principais Escolas de Negócio do País: FGV, Fundação Dom Cabral e FIA/USP com Certificação PMP – Project Management Professional emitida pelo PMI, MBA em Administração de Projetos pela FEA/USP e Master Certificate pela George Washington. Robson Camargo é autor do livro PM VISUAL e criador do Método PM VISUAL e autor do livro Gestão Ágil de Projetos, ambos editados pela Editora SAraiva. Além disso, mestrando em Gestão da Competitividade com foco em TI e Transformação Digital. Realiza treinamentos e consultorias em empresas do Brasil e exterior e está à frente da RC Robson Camargo – Projetos e Negócios, há mais de 17 anos.

 As marcas PMP, PMI, PMBOK e a logomarca “REP” RegisteredEducationProvaider são marcas registradas do Project Management Institute, Inc.

 

 

 

Deixe seu Comentário

Agenda

Confira nossa programação!

Sobre

É uma empresa de Educação Corporativa oficialmente homologada pelo PMI com o selo de R.E.P. (Registered Education Provider), alinhada com o Triângulo de Talentos do Gerente de Projetos

Você também pode se interessar

Newsletter

Fale com a gente!