Blog

Confira nossas novidades e assine nossa newsletter!

Veja outros Posts

Project management: você sabe o que é?

Project management: você sabe o que é?

Você sabe o que é project management?

  • 16/8/2019
  • Robson Camargo

 

Essa é uma dúvida de muita gente. Pois bem, Project Management ou gerenciamento de projetos, como conhecemos por aqui, é definido pela integração de todos os processos de um projeto, desde sua inicialização até sua conclusão, por meio de conhecimento, habilidades, experiências e ferramentas aplicadas para atender às demandas.

Trata-se de uma competência estratégica para organizações, permitindo com que elas unam os resultados dos projetos com os objetivos do negócio – para assim, melhor competir em seus mercados.

Tomada de decisões eficiente

O gerenciamento de projetos sempre foi praticado informalmente, mas começou a emergir como uma profissão distinta nos meados do século 20.

Essa estratégia também surgiu a partir da necessidade de alinhar os objetivos, tempos de execução e métodos de trabalho de stakeholders, clientes e patrocinadores.

Em um projeto sem gerenciamento, definição de objetivos, alinhamento entre o escopo e o método de trabalho, fica impossível tomar decisões que tragam benefícios reais financeiros e gerenciais. Cabe ao gerente de projetos definir as funções e, junto à equipe, buscar a solução mais adequada aos objetivos e tarefas pré-alinhadas.

Com a padronização de atividades e da forma de abordar os problemas encontrados, fica mais fácil delegar funções, trabalhar em equipe na resolução de conflitos e evoluir coletivamente, o que tem um impacto significativo no resultado final do projeto.

Para entendermos melhor: vamos lembrar o que é um projeto?

Projeto é um conjunto de atividades temporárias, realizadas em grupo, destinadas a produzir um produto, serviço ou resultado únicos.

Um projeto é temporário no sentido de que tem um início e fim definidos no tempo, e, por isso, um escopo e recursos definidos.

E um projeto é único no sentido de que não se trata de uma operação de rotina, mas um conjunto específico de operações destinadas a atingir um objetivo em particular. Assim, uma equipe de projeto inclui pessoas que geralmente não trabalham juntas – algumas vezes vindas de diferentes organizações e de múltiplas geografias.

Agora fica mais fácil entender porque a comunicação é tão importante em um project management office. Porque a base de qualquer projeto é o trabalho em equipe. Você consegue imaginar um Escritório de Projetos onde as pessoas não se comunicam?

Lembre-se, o Escritório de projetos(EP) ou PMO (Project Management Office) nada mais é do que um departamento dentro das organizações que tem a missão de manter uma visão integrada do plano estratégico em toda a cadeia de valor da organização e o objetivo de garantir a implementação dentro do prazo e custo definidos no plano estratégico.

Por isso, a gestão de pessoas é um ponto tão importante do gerenciamento de projetos. Com ela, cria-se um método de resolução de conflitos.

Também é fundamental ter uma liderança. Um bom líder faz o gerenciamento de recursos, processos e pessoas em conjunto com toda a equipe, ou seja, delegando funções, estimulando a cooperação e buscando resolver problemas com o fomento às novas ideias.

O Gerenciamento de Projetos, portanto, é a aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas para a execução de projetos de forma efetiva e eficaz para empresas dos mais variados setores, desde construção e engenharia, tecnologia da informação, saúde ou até marketing.

O que é PMI?

Quem trabalha na área de gestão de projetos precisa ter conhecimento sobre o que é PMI. O Project Management Institute (PMI) é uma organização sem fins lucrativos que tem o objetivo de disseminar as melhores práticas de gerenciamento de projetos em todo o mundo.

Essa entidade fomenta o debate sobre o tema por meio de publicações, eventos e reuniões. Reconhecida em diversos países, a instituição possui mais de 700 mil integrantes localizados em diferentes países e que estão em constante aperfeiçoamento profissional.

Atualmente, pode-se dizer que a mais expressiva contribuição do PMI tem sido o estabelecimento de melhores práticas de gerenciamento de projetos. Essas ações são seguidas no mundo todo e estão compiladas em uma obra única, o PMBOK®. Mas o que é PMBOK?

O guia Project Management Body of Knowledge (PMBOK®) é um conjunto de práticas na gestão de projetos organizado pelo instituto PMI, considerado a base do conhecimento sobre gestão de projetos por profissionais da área, ou melhor, um guia das melhores práticas do gerenciamento de projetos.

Porém, os projetos não são iguais. Podem até ser similares, mas as práticas destinadas a cada um deles deve ser adequada à realidade, a fim de que uma meta específica seja atingida. O Guia PMBOK®  é um manual que mostra como os conhecimentos de gestão de projetos devem ser aplicados para que se obtenha o máximo de eficiência.

São 10 áreas de conhecimento na metodologia PMI que funcionam como uma engrenagem muito bem ajustada para que os projetos tenham sucesso.  

Nesta 6a. edição do PMBOK® foram realizadas diversas atualizações, incluindo até áreas com o Agile Project Management , para tornar o setor ainda mais funcional.

É dessa forma que o gerenciamento de projetos se torna uma ação estratégica para as empresas, fazendo com que os resultados dos projetos estejam alinhados aos objetivos organizacionais.

Na gestão de projetos do PMI,  são necessárias, entre outras tarefas, ações  como:

-          Definição dos objetivos do projeto;

-          Criação de business case;

-          Definição de requisitos do projeto;

-          Desenvolvimento e implementação de plano de gerenciamento de projetos, iniciação, execução, monitoramento e encerramento de um projeto;

-          Gerenciamento das 10 áreas de conhecimento (Integração, Escopo, Tempo, Custo, Qualidade, Recursos, Aquisições, Comunicação, Riscos e Stakeholders).

E agora? Entendeu o PMI? O que é? Seus objetivos de qualificar e aprimorar cada vez mais a área o project management?

Uma palavrinha sobre gestão de riscos

Fazendo um bom gerenciamento de projetos, a equipe é capaz de entender quais são os riscos e oportunidades de sua execução previamente. Isso pode ajudar a canalizar as oportunidades e se prevenir.

O conhecimento das potencialidades do projeto é um ponto fundamental do seu planejamento estratégico. Por sinal, o gerenciamento de riscos também é  uma importante e indispensável área descrita no PMBOK®.

O monitoramento contínuo das tarefas e funções executadas, bem como o acompanhamento da qualidade de processos por meio de indicadores, torna o projeto mais seguro e permite que o gerente modifique algum processo, caso seja necessário, para evitar um problema.

Eficiência no uso de recursos

Um bom projeto deve trazer benefício para o negócio. Essa é a primeira exigência de qualquer patrocinador ou cliente. Mas, para isso, é preciso que a equipe de projeto esteja apta a desenvolvê-lo com o mínimo de recursos necessários. E isso só é possível com um bom gerenciamento de recursos, outra área de conhecimento do PMBOK®.

Para fazer uso dos recursos financeiros e humanos da melhor forma possível, é necessário utilizar project management tools, seja uma planilha ou software. Essas ferramentas te ajudam a se certificar de estar alocando os recursos da melhor forma possível.

O project management software, por exemplo, tem a capacidade de ajudar a planejar, organizar e gerenciar um conjunto de recursos e desenvolver estimativas de tempo.

Dependendo da sofisticação do software, ele pode gerenciar estimativa e planejamento, programação, controle de custos e gestão do orçamento, alocação de recursos, o software de colaboração, comunicação, tomada de decisão, gestão da qualidade e sistemas de documentação ou de administração.

Com o desenvolvimento da tecnologia na área do project management, apps  também surgiram para facilitar a vida dos gerentes de projeto.

Com essas ferramentas, é possível gerenciar equipes, atividades e prazos até mesmo a longa distância.

MBA ou Certificação?

Mas quando se fala de project management, os gerentes sabem que a qualificação é uma prerrogativa do setor, porque tudo se atualiza e moderniza, essa competência estratégica pode ser ensinada e aprimorada. Por isso, muitos vão ter dúvidas se fazem um MBA em Gestão de Projetos ou uma PMI Certificação.

Sem sombras de dúvidas, um MBA Project Management vai trazer ótimos benefícios para o profissional, mas a Certificação PMP é uma das qualificações mais solicitadas no momento pelo mercado de trabalho, praticamente um pré-requisito indispensável para o currículo.

Com ela, será possível ter como base de conhecimento todos os processos atualizados do PMBOK para se transformar em um Project Management Professional  (PMP).

O profissional certificado abre diversas portas em sua carreira, pode ter mais ganhos financeiros e acumular projetos de sucesso dentro de todos os parâmetros que foram solicitados, como cumprimento de prazos e orçamentos.

Na Robson Camargo Projetos & Negócios, há cursos preparatórios para a Certificação PMP que aprimorar os candidatos nas áreas de conhecimento, com professores qualificados, para realização da prova por meio do PMI Brasil.

Conseguiu entender melhor o que é project management? Se ainda ficaram dúvidas, enviem-nos seus questionamentos.

Confira abaixo o meu vídeo do Youtube onde indico o que tem de mais novo no gerenciamento de projetos:

 

 

Conseguiu entender melhor o que é project management? Se ainda ficaram dúvidas, mande-nos suas questões!

Sobre o autor

Robson Camargo, PMP, MBA, GWCPM, ASF é professor nos cursos de MBA das Principais Escolas de Negócio do País: FGV, Fundação Dom Cabral e FIA/USP com Certificação PMP – Project Management Professional emitida pelo PMI, MBA em Administração de Projetos pela FEA/USP e Master Certificate pela George Washington. Robson Camargo é autor do livro PM VISUAL e criador do Método PM VISUAL. Sua equipe realiza treinamentos e consultorias em empresas do Brasil e exterior. Robson Camargo está à frente da RC Robson Camargo – Projetos e Negócios, há mais de 11 anos.

As marcas PMP, PMI, PMBOK e a logomarca “REP” RegisteredEducationProvaider são marcas registradas do Project Management Institute, Inc.

 

Deixe seu Comentário

Agenda

Confira nossa programação!

Sobre

É uma empresa de Educação Corporativa oficialmente homologada pelo PMI com o selo de R.E.P. (Registered Education Provider), alinhada com o Triângulo de Talentos do Gerente de Projetos

Você também pode se interessar

Newsletter

Fale com a gente!