Conteúdos para Gerente de Projetos
Encontre conteúdos explicativos e notícias atualizadas sobre gestão de projetos.
Encontre conteúdos explicativos e notícias atualizadas sobre gestão de projetos.
O Diagrama de Precedência é um método para representar visualmente todas as atividades envolvidas no ciclo de vida de um projeto. Essa ferramenta está incluída no Gerenciamento de Cronograma, do PMBOK, e é muito eficiente para visualizar rapidamente todas as necessidades de um projeto.
O Burndown é uma ferramenta visual do Scrum que permite aos gerentes de projeto verificar se o trabalho está dentro do esperado no que se refere ao cronograma. No Scrum, gráfico Burndown costuma caminhar lado a lado com o Burnup, e ambos ajudam a medir produtividade e desempenho das equipes.
Podemos afirmar que mapeamento de processos é o agrupamento de todas as etapas necessárias para uma determinada produção, mostrando como as tarefas têm vínculos entre si e indicando os responsáveis. Conheça os passos necessários para utilizar essa ferramenta gerencial.
A gestão de processos é o conjunto de práticas que vão permitir analisar, definir, otimizar, medir, melhorar, monitorar e controlar os processos por meio de uma sistemática de organização, que possibilite atingir resultados que satisfatórios. Sendo assim, a produtividade está intimamente ligada.
Governança corporativa pode ser definida como o sistema em que uma empresa é dirigida, controlada ou administrada. Esse conjunto pode ser composto por leis, regulamentos, regras, práticas, processos e costumes. Conheça aqui as melhores práticas.
RMP é uma certificação que possibilita que o profissional de gerenciamento de projetos desenvolva a competência de identificar e avaliar riscos, mitigar ameaças e reconhecer oportunidades em um projeto. Entenda os motivos para se certificar e quem está apto para se candidatar ao exame.
Kick off meeting é a reunião inicial para apresentação de um projeto pelo gerente de projetos para as partes interessadas. Portanto, é importantíssimo causar boa impressão durante o evento. Conheça o passo a passo para organizar e realizar essa reunião com total sucesso. Saiba mais aqui.
PDCA está entre as mais importantes ferramentas de gestão de projetos. Significa: Planejar (Plan), Desenvolver (Do), Checar (Check) e Atuar (Act). Utilizar essas fases permite entender um problema e a resposta para solucioná-lo. Além disso, permite aprimorar as soluções para melhores resultados.
O Kaizen é um método de trabalho japonês que ganhou destaque com a empresa Toyota. Visa aumentar a rentabilidade, melhorar a produtividade e racionalizar os investimentos, por meio da eliminação de desperdícios, controle de qualidade e entregas pontuais. Entenda como utilizar na sua empresa.